Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história: 01 de agosto – tinha início a Primeira Guerra Mundial e o Cruzeiro Real era adotado como dinheiro no Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

1774 – O britânico Joseph Priestley fazia a descoberta do oxigênio. A autoria desta descoberta, contudo, é polêmica, já que Carl Wilhelm Scheele e Antoine Lavoisier também reivindicaram o feito. O nome “oxigênio” foi dado por Lavoisier, em 1774, após ele ter observado que existiam muitos ácidos que continham oxigênio – a palavra vem do grego óxi (ácido) e geno (gerar).

1914 – Tem início a devastadora Primeira Guerra Mundial. No dia 1º de agosto de 1914 quatro dias após o Império Austro-Húngaro ter declarado guerra à Sérvia, outras duas potencias europeias – Rússia e Alemanha – fizeram o mesmo. Ainda neste dia, a França ordenou uma mobilização geral. Era o começo da então chamada “Grande Guerra”, um conflito sem precedentes no que diz respeito à destruição territorial e perdas de vidas. Foram mais de 20 milhões de mortos, entre soldados e civis, que deixou o continente europeu devastado. Reconhecidamente, a “gota d’água” para a Primeira Guerra foi o assassinato do arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, pelo sérvio-bósnio nacionalista Gavrilo Princip, em Sarajevo.

1981 – É fundada a rede de televisão MTV (Music Television), um canal de televisão a cabo e satélite norte-americano pertencente a MTV Networks Music, da Viacom. O canal é sediado na Cidade de Nova Iorque, e o propósito original do canal era exibir videoclipes guiados por personalidades conhecidas como “video jockeys”, ou VJ’s. Em seus primeiros anos, o principal público alvo da MTV eram os jovens adultos, mas hoje a programação da MTV é primariamente segmentada para adolescentes, em adição aos jovens adultos.

1993 – O Cruzeiro Real (CR$) era adotado como novo padrão monetário no Brasil. Essa moeda vigorou até o dia 30 de junho de 1994. A mudança aconteceu por causa das altas taxas de inflação, em 1993, que levaram o governo Itamar Franco a editar a medida provisória que criou o Cruzeiro Real, equivalente a mil Cruzeiros.

Que dia é hoje

– Dia Nacional do Selo -Esta data homenageia a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.

 Aniversariantes:

Sérgio Moro – 50 anos – Sérgio Fernando Moro é um escritor, professor universitário, juiz federal brasileiro e atual ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná. Especializou-se em crimes financeiros e tornou-se juiz federal em 1996. Nesta função, trabalhou em casos como o escândalo do Banestado, a Operação Farol da Colina e auxiliou a ministra Rosa Weber durante o julgamento do escândalo do Mensalão.

Marcelo de Carvalho – 61 anos – Marcelo de Carvalho Fragali é um empresário e apresentador de televisão brasileiro, sócio e vice-presidente da RedeTV! No final dos anos 80, Marcelo e Amilcare Dallevo fundaram uma empresa, para vender a outros canais, o sistema de telefonia. Em 1999, já milionários, compraram a Rede Manchete, emissora carioca que estava à beira da falência. Em novembro do mesmo ano, eles inauguraram a RedeTV!. Em 2010, começou a apresentar o game show Mega Senha programa na sua emissora. Marcelo foi casado com a apresentadora Luciana Gimenez.

Bruna Lombardi – 70 anos – Bruna Patrícia Maria Teresa Romilda Lombardi é uma atriz, modelo e escritora brasileira. Em 1967 começou a trabalhar como modelo. Sua estreia na televisão foi em 1977, na telenovela Sem Lenço, Sem Documento, de Mário Prata, pela TV Globo. Foi também apresentadora do programa de entrevista com personalidades Gente de Expressão, apresentado aos domingos, no final da noite, na Rede Manchete e atualmente está na HBO.

Ney Matogrosso – 81 anos – Ney de Souza Pereira é cantor, ator, diretor e iluminador. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1971-1974), ele iniciou sua carreira solo em 1975. Suas apresentações são marcadas por bastante maquiagem e vestuário exótico. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos.