O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta segunda-feira (1), uma reunião com 52 entidades que vão fiscalizar as eleições deste ano. O encontro foi coordenado pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, em Brasília.
– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp de graça tocando aqui!
As entidades fiscalizadoras receberam orientações sobre as etapas, métodos, locais e formas de atuação, de acordo com as normas e diretrizes da corte eleitoral.
De acordo com a resolução do TSE que regulamenta essa prática, essas instituições vão poder acompanhar todas as etapas de desenvolvimento e implementação dos programas de computador utilizados em todas as etapas do processo eleitoral — que são a captação de votos, o processamento e a totalização deles para se chegar ao resultado da votação.
Siga a Acústica no Google notícias e receba nossas informações de graça tocando aqui
Esse processo vai contar com a participação de entidades públicas, como o Ministério Público Federal (MPF), as Forças Armadas e o Tribunal de Contas da União (TCU); organizações de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os Conselhos Federais de Engenharia e de Agronomia; além dos partidos políticos devidamente registrados no TSE.