Search

Assembleia aprova projeto que prevê energia solar em prédios públicos do RS

O Projeto de Lei 395 2019, que prevê a implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos de propriedade do Rio Grande do Sul, foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa, desta terça-feira (09). A proposição é do deputado Pedro Pereira (PSDB), que por orientações médicas, não participou da votação. O parlamentar está afastado das atividades, pois se recupera de dois procedimentos cirúrgicos, que foram realizados na última semana, no Hospital da PUCRS, em Porto Alegre.  

Foto: Celso Bender/Divulgação

Mesmo ausente, Pedro Pereira agradeceu aos colegas deputados por terem entendido a importância do projeto que busca incentivar o estado a investir em sistemas de energia limpa e economizar dinheiro público. “Hoje, no Rio Grande do Sul, mais de 183 mil residências, contam com sistemas de energia solar. É economia. E assim, também deve ser nos prédios públicos do estado, que poderão contar com estes sistemas fotovoltaicos. Com a economia gerada, o governo investirá mais recursos para outras áreas, como saúde, educação e segurança pública”, comemorou.

O deputado informou ainda que o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior potência de energia solar. “Precisamos investir em energia limpa e estamos avançando cada vez mais. Isso representa, além da economia, a preservação do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas.  Gera também milhares empregos e renda, atrai mais investimentos de empresas de fora para o Rio Grande do Sul”, finalizou Pedro Pereira.