Search
[adsforwp-group id="156022"]

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para uso do cigarro eletrônico

Foto: Ilustração | Pixabay
Foto: Ilustração | Pixabay

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira, a  Fundação do Câncer, em parceria com a Associação Nacional das  Universidades Particulares, lançou campanha para  esclarecer e alertar sobre os perigos de uma prática que vem ganhando adeptos entre os jovens.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp de graça tocando aqui! 

Com os dizeres “Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é“, a mobilização tenta frear o crescimento do uso dos chamados “DEFs”, dispositivos eletrônicos para fumar, apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibir a comercialização, importação e a propaganda de todos os tipos do produto.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que mais de 2 milhões de pessoas já usaram esses dispositivos eletrônicos para fumar, sendo a maior prevalência na faixa etária entre 18 e 24 anos.

Siga a Acústica no Google notícias e receba nossas informações de graça tocando aqui 

Outra pesquisa recente, da Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia,  realizada em todo o país nos primeiros meses do ano, mostrou que um em cada cinco jovens usa o produto.

Diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni afirma que, mesmo proibidos, empresas conseguem fazer propaganda subliminar desses produtos. Ele alerta que o cigarro eletrônico muitas vezes tem concentração de nicotina acima do convencional e pode oferecer os mesmo riscos que o cigarro de tabaco para diversos tipos de cânceres.

Ainda de acordo com Luiz Augusto Maltoni,  além dos cânceres, o uso dos Defs também está relacionado ao agravamento ou o surgimento de outros males, como asma, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e vasculares, além de infecções agudas.

A campanha da Fundação do Câncer contra os cigarros eletrônicos se estende até o fim do ano. Foram produzidas cerca de 20 peças publicitárias, com mensagens para uso gratuito das  instituições de ensino na mobilização dos seus alunos, em diversas plataformas.

Foto: Elsa Olofsson | cbdoracle.com