Search
[adsforwp-group id="156022"]

Facebook Gaming fecha seu aplicativo para Android e iOS

Divulgação
Divulgação

Algo está acontecendo com o setor de streaming , um tipo de conteúdo consumido massivamente hoje , que experimentou um boom mais do que considerável em 2020 e, embora desde então tenha visto seus números cair, ainda é a escolha favorita entre muitos usuários, especialmente entre os mais jovem. Um objetivo muito, muito cobiçado para serviços e anunciantes, o que explica por que não poucas empresas de tecnologia decidiram experimentá-lo.

No entanto, parece que apenas o Twitch, provavelmente porque foi o primeiro , conseguiu se consolidar e gozar de boa saúde no setor. Os restantes, parcial ou totalmente, têm deixado de lado esta aposta. Vivenciamos o caso mais óbvio em junho de 2020, precisamente em tempos de boom do streaming, quando a Microsoft decidiu fechar o Mixer e anunciou que transferiria seus streamers para o Facebook Gaming, embora finalmente o tenha feito também para o Twitch, já que a plataforma de streaming Mark Zuckerberg não estava pronto para abraçar toda a comunidade Mixer.

Não foi o primeiro movimento de contração neste tipo de serviços. Em 2019, o YouTube removeu seu aplicativo de jogos , alegando que causou “confusão” entre os usuários e, em vez disso, construiu o hub de jogos no aplicativo principal do YouTube. Desde então, vimos movimentos no YouTube para melhorar a monetização de streams, a fim de atrair mais streamers, mas, apesar disso, parece que não conseguiu impactar os números do Twitch.

O Facebook Gaming, por outro lado, nasceu em 2018, mas foi em 2020 que seus movimentos para crescer aumentaram substancialmente , primeiro com o lançamento de um aplicativo para Android e iOS , bem como com o lançamento de um programa de recrutamento de criadores, com condições bastante vantajosas para eles. Com esse movimento pudemos ver como alguns parceiros do Twitch deram o salto para o Facebook, alguns deles perdendo assim o status de parceiro do Twitch .

No entanto, nem todos esses streamers conseguiram manter as condições estabelecidas pelo Facebook Gaming , por isso nos últimos meses conseguimos ver alguns retornos, o que nos convida a pensar que o Facebook está reduzindo o número de streamers no serviço. Algo um tanto surpreendente, pois reduzir a oferta reduz potencialmente o número de usuários (audiência) que podem se interessar pela plataforma.

E como se isso não bastasse, o Facebook informou hoje seus usuários que o aplicativo Facebook Gaming para Android e iOS não estará mais disponível em 28 de outubro . Importa esclarecer, sim, que o Facebook Gaming continuará a funcionar, só que agora o acesso ao mesmo será canalizado através da web. No entanto, um movimento que parece indicar que o acesso à plataforma a partir de um smartphone é tão baixo que não vale a pena manter o aplicativo, nos faz pensar sobre o presente e o futuro da plataforma.