Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nutricionista fala sobre alimentação preventiva ao câncer de mama

img_5539_foto_1.jpg

Confira a coluna da nutricionista Tanara Stumpf Trenz:

Que não só o outubro seja rosa, mas que todas as mulheres se conscientizem da importância da prevenção do câncer de mama. Por isso não é só porque o mês terminou e o movimento também que você deve deixar de lado cuidados essenciais e coloca-los em prática no seu dia-a-dia.

Bom, primeiramente você precisa saber que muitos fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, porém ter relação com um desses fatores não significa que você vai desenvolver a doença, apenas serve como um alerta, para que você se cuide mais.

E a alimentação entra como uma aliada nessa prevenção. Mudanças de hábitos fazem toda a diferença. Opte sempre por uma alimentação mais natural, pois uma alimentação desregrada e rica em conservantes, enlatados, agrotóxicos só fazem mal a nossa saúde. Não se esqueça que quanto mais natural, melhor, mais vitaminas, mais proteção para o nosso corpo.

Você sabia que alguns alimentos, se consumidos durantes longos períodos podem fornecer o ambiente que a célula cancerosa necessita? Evite alimentos ricos em gorduras, alimentos que contenham nitrito e nitratos, conservantes, flavorizantes (picles, salsicha, embutidos, enlatados). Evite ter uma alimentação completamente industrializada.

Abuse de alimentos naturais, pois eles contém nutrientes antioxidantes que previnem o câncer e outras diversas doenças. Opte por frutas da estação, verduras, cereais integrais, oleaginosas, chás naturais e tempere os alimentos com ervas e temperos naturais.

Segue abaixo uma lista dos alimentos que tem maior potencial de ação nessa prevenção:

– o brócolis e o repolho tem uma ação anticâncer devido aos fitoquimicos que protegem as células contra processos de mutação. Previnem não só o câncer de mama, mas de colon, próstata, pulmão e esôfago.

– as frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

– a cenoura, graças ao beta caroteno, protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres.

– a romã pode prevenir o câncer por inibir a ação de uma enzima chamada aromatase, que é responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas.

– a pimenta preta e o curry em função dos polifenois, antioxidantes que possuem ação antiiflamatória e podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células da mama.

Além de tudo isso, exercite-se! Você não pode ficar parada, o sedentarismo é um fator de risco. Então escolha uma atividade que goste, aquela que sente prazer em fazer e faça. Seja musculação, dança, zumba, boxe … opções você têm e de monte, o que você não pode ter é a desculpa.