Search
[adsforwp-group id="156022"]

Aposentados ganham aumento no benefício: saiba como

Pixabay
Pixabay

Pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem alcançar o tão esperado aumento do benefício. Como? Por conta da famosa história de vida, no entanto, a decisão ainda depende do julgamento do Tribunal de Justiça Federal (STF), que continua imprevisto. Continue lendo para saber tudo. 

Enquanto isso, cabe apenas aos aposentados recolher todos os documentos que comprovem o direito à verificação. Isso se aplica a todos que receberam benefícios entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019. 

É importante observar que devem ter contribuído antes de julho de 1994. Outra indicação válida é que o quarto deve existir menos de dez anos após o recebimento do foi concedido o primeiro montante.

A resposta a esse pedido é aguardada com ansiedade pelos aposentados. Ela quer fazer justiça ao segurado. A lei atual só contabiliza pagamentos após julho de 1994, mas muitos fizeram grandes contribuições antes desse período e acabaram recebendo uma pensão menor do que deveriam.

Apesar da possibilidade de revisão do benefício, é preciso ter cautela e saber se vale a pena fazer o pedido. Para um aumento real nos valores, será preciso que as pessoas tenham recebido bons salários e contribuído antes de julho de 1994. Outra questão importante é que o segurado deve ter poucas contribuições depois de julho e também tenha ganhado menos a partir de então. Isso porque a revisão vai considerar todos os salários.

Então, só compensa embarcar nessa se o aposentado ganhou muito bem antes de julho de 1994. Caso contrário, o pedido pode não ser vantajoso. Outro ponto é que, por decisão do STJ, o prazo para pedir a Revisão da Vida Toda é de dez anos a contar do primeiro benefício recebido.

Documentos necessários

  • Documento de identificação (CNH ou RG e CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Cálculo do valor da causa;
  • Carta de concessão do benefício ou processo administrativo;
  • Cálculo dos salários de contribuição dos períodos anteriores a julho de 1994;
  • Cálculo do tempo de contribuição.