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Pesquisa aponta que rádio é consumido por 83% da população no Brasil

Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM
Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM

Em comemoração ao centenário do rádio no Brasil e ao Dia
Nacional do Rádio
(25), a Kantar IBOPE Media lançou seu estudo anual sobre o
consumo de rádio no país, chamado de Inside Radio 2022. O levantamento indicou
que o rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13
regiões pesquisadas regularmente pela empresa. Três a cada 5 ouvintes escutam
rádio todos os dias.

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58% estão ouvindo o meio em maior, ou na mesma quantidade
nos últimos 6 meses. Cada ouvinte passa 3h58 minutos ouvindo rádio por dia. E
7,4 milhões de pessoas ouvem o meio via web, sendo um avanço de 85% em relação
à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.

Hoje com 83% de pessoas que ouvem rádio no Brasil, é
possível afirmar que o meio segue em alta no seu consumo no país, seja no dial
e também por plataformas digitais. Para efeitos comparativos, o alcance do
rádio nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media ficou em
80% no Inside Radio 2021 e 78% no Inside Radio 2020.

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Os dados do estudo de 2022 são relativos ao mês de agosto e
foram apresentados hoje (21) por Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento
de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media

Segundo o Inside Radio 2022, o perfil do ouvinte de rádio é
muito similar ao da população brasileira, ou seja, isso mostra como o rádio está
inserido em praticamente todos os grupos sociais e etários do país. Desse
público, 63% declaram que ouvem o rádio em casa, 30% no carro, 12% em outros
locais, 9% no trajeto e 3% no trabalho. Com a retomada e a reabertura social, a
parcela de audiência fora de casa foi ampliada em relação a 2021.

O Inside Radio 2022 também destaca que o rádio está
“evoluindo em todas as formas”, com 80% dos ouvintes informando que
ouvem o rádio pelo receptor comum (também inclui o rádio do carro), 26% no
celular (era 25% em 2021), 4% em outros equipamentos e 3% no computador. Usar
uma forma para escutar o rádio não exclui a outra, ou seja, a audiência pode
utilizar mais de uma forma para acompanhar o meio durante a sua jornada diária.

“Ao longo de 100 anos de existência, o Rádio teve que se
adaptar em diferentes momentos de sua história para se manter relevante, tanto
em termos de conteúdo quanto de plataformas e formatos de mídia. E, como
acontece com todos os meios de comunicação atualmente, o Rádio busca um modelo
ideal para a realidade do digital, que apresenta uma nova configuração cross
media, com múltiplos e convergentes pontos de contato e formatos diversos para
engajar a audiência. O Rádio segue forte, presente e essencial na vida dos
brasileiros”, afirma Giovana Alcantara.

Em resumo, nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela
Kantar IBOPE Media, os números do consumo do rádio foram os seguintes (alcance
total e tempo médio de escuta em horas, minutos e segundos, alcance 30 dias,
tempo médio, abril a junho de 2022):

90% – Grande Belo Horizonte – 03:55:44 – maior alcance entre
as 13 regiões pesquisadas

86% – Grande Porto Alegre – 04:05:07

85% – Grande Fortaleza – 03:55:20

85% – Grande Florianópolis – 03:29:20

84% – Grande Curitiba – 03:38:09

83% – Grande Rio de Janeiro – 04:32:47 – maior tempo médio
entre as 13 regiões

82% – Grande Goiânia – 03:49:46

82% – Grande Vitória – 03:49:00

82% – Distrito Federal – 03:13:51

81% – Grande São Paulo – 03:52:26

79% – Grande Salvador – 03:54:42

78% – Grande Recife – 04:09:23

77% – Campinas – 03:18:22