Search
[adsforwp-group id="156022"]

Saiba quem são os candidatos a governador no RS e seus números na urna eletrônica

img_56052_foto_1.jpg

Neste domingo (2), acontece o 1º turno das Eleições 2022, a
maior em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral, quando 156.454.011
eleitores irão às urnas escolher os representantes para os cargos de deputado
federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da
República.

 Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Participe dessa grande festa da democracia que, pelo fato de
a votação ser realizada totalmente na urna eletrônica, é considerada a maior
eleição informatizada do mundo. Vale ressaltar que o aparelho já foi testado
por diversas entidades públicas e privadas, garantindo um pleito limpo e
seguro.

Saiba quem são os candidatos ao governo do estado do Rio Grande do Sul por ordem alfabética e seus números na urna eletrônica:

Argenta (PSC) nº 20

 Roberto Argenta, 69 anos, é empresário e foi vereador e prefeito de Igrejinha (RS), além de deputado federal eleito pelo estado do Rio Grande do Sul. Nascido em Gramado, é filho de pequenos agricultores, foi seminarista em Gravataí e formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há 46 anos, iniciou a Calçados Beira Rio S.A. em Igrejinha, nas margens do rio Paranhana, motivo que deu origem ao nome da empresa. A candidata a vice é a servidora pública municipal Nívea Rosa, 46 anos.

 Carlos Messalla (PCB) nº 21

 Carlos Messalla Lima da Rosa, 46 anos, nasceu em Gravataí (RS) e mora em Porto Alegre. Servidor público federal, trabalha nos Correios. Ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, é militante do PCB e da Unidade Classista. Foi candidato a vereador de Porto Alegre em 2020 pelo PCB. O vice na chapa é o servidor público aposentado Edson Canabravo, 78 anos.

Edegar Pretto (PT) nº 13

 João Edegar Pretto, 51 anos, formado em gestão pública, foi presidente da Assembleia do Rio Grande do Sul e três vezes deputado estadual no estado. É natural de Miraguaí (RS). O vice na chapa é o vereador de Porto Alegre Pedro ruas, do Psol.

 Eduardo Leite (PSDB) nº 45

 Bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas, o tucano de 37 anos estudou também gestão pública na Universidade de Columbia, nos EUA, e fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul com 33 anos de idade. O vice na chapa, Gabriel Souza (MDB), 38 anos, foi eleito deputado estadual em 2014 e 2018.

 Luís Carlos Heinze (PP) nº 11

 É produtor rural e engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Heinze, 71 anos, já foi prefeito de São Borja (RS) e está em seu quinto mandato como deputado federal. Ele concorre pela coligação PRTB/PP/PTB. Também foi professor no Colégio Estadual de São Borja. A vice na chapa é a psicóloga Tanise Sabino, 42 anos, do PTB.

 Onyx Lorenzoni (PL) nº 22

 Gaúcho de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni, 67 anos, é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Foi ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência Social. Concorre a governador pela chapa Republicanos/ Patriota/ Pros/ PL. A vice na chapa é a professora Cláudia Jardim, 40 anos, do mesmo partido.

Paulo Roberto (PCO) nº 29

 Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior, 39 anos, concorre pela primeira vez a uma vaga eletiva. Mário Zettermann é o candidato a vice.

Rejane de Oliveira (PSTU) nº 16

 Rejane Silva de Oliveira, 61 anos, é professora aposentada da rede estadual de ensino público do Rio Grande do Sul. Foi presidente do sindicato dos professores (CPERS) e membro da Executiva Estadual e Nacional da Central Sindical e Popular (CSP-CONLUTAS). Ela se candidata pela primeira vez a um cargo eletivo. A candidata a vice é a servidora pública aposentada Vera Rosane de Oliveira, 57 anos, do mesmo partido.

Ricardo Jobim (Novo) nº 30

 Ricardo Munarski Jobim, natural de Santa Maria, é advogado, especialista em negociação, direito médico, com atuação em direito penal. É sócio do Jornal Diário de Santa Maria. É secretário-geral da Associação Rural de Santa Maria e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santa Maria. O advogado Rafael Dresch, 46 anos, é o candidato a vice.

 Vicente Bogo (PSB) nº 40

 Nascido em Rio do Oeste (SC), tem 65 anos, é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco, e pós-graduado em educação. Licenciou-se, ainda, em ciências e matemática e fez mais duas pós-graduações: uma em filosofia política e outra em Sociologia. Foi professor, deputado federal constituinte, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS). A vice na chapa é a professora de ensino médio Josi Paz, 43 anos.

 Vieira da Cunha (PDT) nº 12

 Carlos Eduardo Vieira da Cunha, nascido em Cachoeira do Sul (RS), tem 62 anos e é formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Promotor de Justiça do estado, foi eleito vereador em Porto Alegre, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, e deputado federal por duas vezes. Foi presidente nacional do PDT e secretário de Educação do Rio Grande do Sul. Concorre pela chapa PDT/Avante. A vice é a professora Regina Costa dos Santos, 39 anos.

A Rádio Acústica FM está acompanhando os principais
acontecimentos e está informando a população com informações checadas junto aos
órgãos competentes, para que o eleitor possa estar bem informado sobre o dia de
hoje. Para isso, repórteres estão circulando pelos principais locais de votação
de Camaquã e de municípios da região.

Além disso, as redações de jornalismo da emissora em Camaquã
e em Porto Alegre, também estão mobilizadas na data de hoje. Duas equipes
circulam por pontos estratégicos em Porto Alegre.

A Cobertura das Eleições da Rádio Acústica FM tem o
patrocínio da Metalúrgica Schwalm Energia Solar e da Federação das Associações
dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Tudo isso pode ser acompanhado pelo Rádio FM 97,7 na região
centro-sul do estado, ou através de aplicativo da emissora. Também é possível
acompanhar em vídeo pelo link abaixo: