O candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luis Inácio Lula da Silva, retorna a Porto Alegre nesta quarta-feira (19), para uma passeata ao lado de apoiadores e eleitores gaúchos. A concentração do movimento está marcada para às 15h, no Largo dos Açorianos, localizado no Centro Histórico da capital.
Em um carro de som, Lula deve sair do ponto de encontro e deve seguir pela Avenida Borges de Medeiros e Rua Riachuelo. O encerramento da caminhada será na Praça da Matriz, ao lado do Theatro São Pedro. O local é considerado simbólico por petistas como sinônimo do Movimento da Legalidade. O candidato à vice-presidência da chapa de Lula, Geraldo Alckmin, também deve acompanhar a caminhada.
O petista deve realizar uma coletiva de imprensa às 14h, no Salão Amarelo do Hotel Plaza São Rafael. Após a caminhada, o candidato deve jantar no mesmo hotel com empresários e entidades do agronegócio, a fim de aproximar a campanha ao setor produtivo. Por fim, Lula deve partir diretamente para a cidade do Rio da Janeiro.
A última visita do ex-presidente a Porto Alegre ocorreu no dia 16 de setembro, durante a disputa pelo primeiro turno das eleições 2022, em comício no Largo Glênio Peres. O evento contou com cerca de 50 mil pessoas, incluindo políticos apoiadores como Manuela D’ávila, a ex-presidente Dilma Rousseff, Olívio Dutra e Edegar Pretto.