Search
[adsforwp-group id="156022"]

Wi-Fi Mesh: o que é e quais vantagens oferece

Divulgação
Divulgação

Uma rede mesh, também conhecida como Wi-Fi Mesh , é sem dúvida uma das melhores soluções que existem hoje para melhorar a cobertura da nossa rede sem fio , e também para melhorar a experiência do usuário em geral, pois não só amplia o escopo, mas também apresenta outros recursos e funções que, em última análise, criam grande valor.

Esses tipos de soluções estão disponíveis no mercado consumidor em geral há algum tempo, e hoje criar uma rede Wi-Fi Mesh é muito simples e também bastante acessível. No entanto, ainda existe alguma desinformação sobre este tipo de rede, e ainda há quem acredite que é o mesmo que recorrer a uma configuração de roteador e repetidor Wi-Fi, que não há diferença.

Nada está mais longe da realidade. Uma rede Wi-Fi Mesh é baseada nessa ideia, ou seja, temos um roteador e uma série de repetidores ou dispositivos PLC com um repetidor que se conectam a ele e que atuam como dispositivos satélites que nos permitem estender o alcance da rede Wi-Fi para diferentes áreas da nossa casa ou do nosso escritório. No entanto, quando criamos uma rede mesh, esses dispositivos satélites se conectam ao roteador e também entre si e trabalham de forma inteligente para oferecer um gerenciamento de rede ideal.

Graças a esta forma inteligente de trabalhar, todas as soluções que fazem parte de uma rede Wi-Fi Mesh podem direcionar o tráfego de forma otimizada dependendo de onde estamos, e também do tipo de dispositivo que estamos usando e outros fatores muito importantes, como o estado da rede, sua saturação e a força do sinal em cada momento específico.

Rede Wi-Fi

Graças a esta gestão inteligente da rede, que se realiza automaticamente em tempo real, desfrutaremos sempre da melhor ligação possível, e se ocorrer uma falha ou queda em algum dos dispositivos satélite, a rede tentará redireccionar o conexão com outro próximo, para que não fiquemos sem conexão com a Internet.

Para entender melhor, vejamos um exemplo concreto. Imagine uma casa com dois pisos e um sótão onde temos uma consola e uma televisão. Se quisermos criar uma rede Wi-Fi capaz de chegar a todos estes pisos, o ideal seria recorrer a uma rede mesh distribuída da seguinte forma: um router no piso central e dois repetidores Wi-Fi, ou PLCs com Wi-Fi Fi repetidor, nas demais plantas. Desta forma, desfrutaríamos de todas as vantagens oferecidas por uma rede Wi-Fi Mesh de última geração:

Teríamos várias redes unificadas em uma só , com um único nome de rede e senha.

Os dispositivos se comunicarão em tempo real e automaticamente para fazer os ajustes necessários que nos permitirão desfrutar sempre da melhor conexão possível.

A tecnologia Wi-Fi Mesh Steering direciona automaticamente os dispositivos que conectamos via Wi-Fi automaticamente para os pontos de acesso sem fio ideais em cada situação, ou seja, para aqueles que possuem o melhor sinal Wi-Fi.

Eles também usarão a frequência sem fio que oferece a conexão mais rápida , graças à tecnologia Cross Band Repeating.

Proteção automática contra quedas e perda de conexão em dispositivos de satélite. Se um repetidor ao qual estamos conectados cair, nossa rede mesh tentará nos conectar ao mais próximo para que não fiquemos sem Internet.

As antenas emitirão um sinal direcionado aos dispositivos conectados para melhorar o alcance e a velocidade, graças à tecnologia Beamforming.