Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador do RS prevê volta à normalidade na distribuição de alimentos nesta sexta-feira

Foto divulgação MPRS
Foto divulgação MPRS

Após a reunião do gabinete de crise instalado pelo governo do Rio Grande do Sul, o governador Ranolfo Vieira Junior disse que a partir desta sexta-feira a distribuição de alimentos nos mercados começa voltar ao normal. A informação foi confirmada em coletiva de imprensa no Cento Administrativo do Estado. Ranolfo recebeu uma mensagem no final da tarde do Governador de Santa Catarina Carlos Moisés garantindo que os bloqueios estavam sob controle nas estradas catarinenses. Durante a conversa com os jornalistas, Ranolfo destacou o impacto que as manifestações trouxeram nas negociações da Central de Abastecimento (Ceasa).

“Conversei duas vezes com o governador de SC, Carlos Moisés, e antes de entrar na reunião recebi uma mensagem dele dizendo que não havia mais bloqueios em Santa Catarina. Então com isso a tendência de regularização de todo o mercado. Em relação aos combustíveis, etanol, maior preocupação uma vez que a importação vem de estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso, a reserva ainda garante a manutenção para mais dois ou três dias, Na Ceasa, alguns produtos que ainda estão em falta como mamão, melão, manga, abacaxi, tomate e cebola, devem ser reabastecidos nos próximos dias” projetou Ranolfo.

A Central de Abastecimento (Ceasa) do Rio Grande do Sul estimava que cem caminhões de carga estavam presos em Santa Catarina devido aos bloqueios de estradas por manifestantes contrários aos resultados das eleições presidenciais do último domingo (30). Durante a coletiva, o governador Ranolfo condenou os ataques aos jornalistas sofridos a cobertura dos protestos classificando atos com atentado à imprensa e anunciou medidas. 

Esse fato nos preocupou muito no dia de ontem. Pedi uma ação imediata para coibir esses fatos. Os indivíduos foram identificados e a Brigada Militar mudou seu procedimento. A imprensa então para fazer cobertura nesses locais pode solicitar uma equipe da BM para acompanhar esses profissionais de imprensa”, Não podemos permitir que atentados como esse ocorram, porque a imprensa está lá para informar as pessoas”, destacou.

O Chefe do executivo deu a entender que há líderes das manifestações, mas não deu mais detalhes, apenas se limitou a dizer que estão sendo investigados possíveis autores, e que vão ser identificados em breve pelas autoridades. Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) confirmou também, após reunião do gabinete de crise, que não há mais nenhum ponto com bloqueios nas estradas federais e estaduais gaúchas. 

Apesar da normalização dos setores atingidos, Ranolfo garantiu que o grupo se manterá ativo com reunião na próxima na quarta-feira, caso novos bloqueios não ocorram. Em caso de eventual obstrução, o grupo poderá se reunir novamente no fim de semana. 

O Gabinete de Crise é composto. por parte do Estado, pela Secretaria da Segurança Pública e suas vinculadas (Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Departamento Estadual de Trânsito); Secretaria de Logística e Transportes (Selt); Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Casa Civil, Secretaria de Comunicação e Defesa Civil Estadual.