Search
[adsforwp-group id="156022"]

Subvariante da Covid-19 pode estar relacionada com o aumento no número de casos no Estado

Foto:  Reprodução
Foto: Reprodução

Uma nova variante da Covid-19 foi identificada no Estado do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira. A Secretaria Estadual de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância, detectaram a circulação do vírus através do sequenciamento genético.

Uma mulher de 94 anos, moradora de Porto Alegre, que desenvolveu síndrome respiratória aguda grave, foi confirmada como o primeiro caso no Rio Grande do Sul. 


Mais contagiosa, essa nova cepa tem sido uma das principais causas do aumento no número de casos registrados nos Estados Unidos e também em algumas partes da Europa como a Alemanha e França. Aqui no Brasil o primeiro caso detectado ocorreu no estado do Amazonas no último dia 20 de outubro. 

Dados do Vacinómetro mostram que houve um aumento de casos nas últimas semanas, apesar do estado ter a menor média móvel com 13,4% para 100 mil habitantes, são 1.520 casos confirmados desde a semana passada.  


Segundo o especialista em dados Isaac Schrarstzhaupt, os números podem demonstrar que os casos estão relacionados com a nova variante. – Claro que não podemos afirmar mas é muito provável que possa ser um fator correspondente. Sempre uso o princípio da precaução, a gente tem que se proteger ao longo das próximas semanas. 


A falta de testes também é um problema que dificulta a análise do crescimento dos casos. Segundo dados do SUS, o mês de outubro registrou somente 72 mil testes, em Março de 2021, foram cerca de 2 milhões de testes em todo o Brasil.


Para Tani Ranieri, diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a importância da vacinação em dia e o uso da proteção é fundamental para conter o avanço da nova cepa – Completar o seu esquema vacinal em dia, independentemente da faixa etária, contribui para a diminuição de novas variantes.