O consumo de energia da tecnologia tornou-se uma das maiores preocupações dos consumidores, aliás, há poucos dias nossos leitores deixaram claro que priorizam a eficiência sobre a potência bruta . A Microsoft está ciente dessa realidade, e é por isso que está considerando a possibilidade de implementar novos modos gráficos de baixo consumo no Xbox Series X.
A informação vem de uma fonte oficial , especificamente de uma pesquisa realizada no canal Xbox Insider , onde os usuários foram questionados se estão preocupados com as contas de energia elétrica, e se estariam dispostos a reduzir a qualidade gráfica oferecida por seus consoles para diminuir o consumo de energia elétrica. . Obviamente seria necessário assumir uma série de importantes sacrifícios que, em tese, se concentrariam em:
Use uma resolução mais baixa. No caso do Xbox Series X, estaríamos falando em descer para 1440p ou 1080p.
Reduza a taxa de quadros por segundo. Nesse caso iríamos nos mover em valores de 30 ou 40 FPS, e não em 60 FPS+.
Diminua o nível de qualidade gráfica e desative configurações muito exigentes, como ray tracing.
Apesar de ainda nada estar confirmado, este inquérito enquadra-se perfeitamente na estratégia “verde” da gigante de Redmond, que há algum tempo trabalha para reduzir o impacto ambiental da sua atividade e tornar-se uma empresa “verde”.
A introdução desses modos gráficos de qualidade inferior para reduzir o consumo do Xbox Series X não deve ser algo complicado para a Microsoft, embora tudo dependa de como é implementado e quais sacrifícios eles implicam , pois no final podem exigir colaboração adicional dos desenvolvedores . . Considerando que alguns estão “cansados” com o esforço de desenvolvimento para o Xbox Series S , acho que a introdução de modos de baixo consumo que lhes dão trabalho extra pode levar a algumas queixas bastante profundas.
Devo dizer que, pessoalmente, essa ideia me parece bastante correta, e acho que seria um sucesso por parte da Microsoft, embora não ache que seja fácil implementá-la totalmente no Xbox Series X (também pode chegar Xbox Series S) pelo que isso implicaria no nível de desenvolvimento, a menos que se limite a reduzir a resolução dos jogos. Também acho curioso, pois borraria um pouco mais a linha já tênue que separa os consoles do PC. E você, acha uma boa ideia?