Search
[adsforwp-group id="156022"]

Por que Elon Musk está agindo assim?

Divulgação
Divulgação

Apenas uma semana se passou desde que Elon Musk assumiu o controle do Twitter , depois de uma longa e horrível novela sobre a qual temos falado em tempo hábil. E ficou evidente, dada a personalidade mais que particular do bilionário, que seu desembarque na rede social não seria… digamos tranquilo. Se alguém esperava que Musk se comportasse como um CEO “tradicional” após a conclusão da transição, deve ser porque era a primeira vez que ouvia falar dele. Fazer muito barulho faz parte de sua personalidade, como vem demonstrando há anos.

Assim, era de se esperar que ele começasse a tomar decisões e fazer mudanças desde o início , mas acho que mesmo para aqueles de nós que já esperavam algo assim, o nível alcançado nos últimos dias superou o que se teria pensado que aconteceria. E é que, por exemplo, foi público e notório, durante meses, que o conselho de administração chefiado por Parag Agrawal seria demitido imediatamente, mas não tanto que Elon Musk tentasse propor a sua saída, a de todos, como despedimentos justificados, para assim evitar o pagamento de indemnizações a que teriam o direito de serem considerados inadmissíveis. Assim, fica no ar um possível pedido de demissão sem justa causa.

Também era de se esperar que houvesse ajustes entre o restante do pessoal, mas não que o volume deles fosse tão alto quanto soubemos esta manhã , e menos ainda para que fossem realizados de forma tão exaustiva maneira . Segundo algumas fontes, em alguns casos as demissões estariam esvaziando completamente certos departamentos que, entendemos, Elon Musk considera dispensáveis. E como no que mencionei antes, a possibilidade de uma ação coletiva dos funcionários demitidos também está começando a flutuar no ar.

Por outro lado, temos visto movimentos como tentar rentabilizar o sistema de verificação, primeiro por uma quantia de 20 dólares por mês , que, pouco depois, e após uma troca de mensagens com Stephen King, caiu para oito dólares por mês . As razões dadas por Elon Musk para isso? Devolva o poder às pessoas, lute contra trolls e spam… e pague as contas . Provavelmente o terceiro ponto é o que mais pesa neste plano de rentabilizar os emblemas.

Por que Elon Musk está agindo assim?

Por outro lado, também se verificou que a rede social estaria a ponderar a possibilidade de cobrar pelo envio de mensagens diretas a celebridades presentes no Twitter . Claro que essa função seria opcional e, se usada, as celebridades poderiam definir o preço, que seria compartilhado entre ambas as partes (não se sabe o percentual que iria para cada uma). Pagar para falar com uma celebridade, você poderia chamar essa função que, como apêndice, deve indicar que o preço não inclui necessariamente o direito de resposta. E tenho algumas dúvidas se as celebridades, que ele agora quer fazer check-out para manter a verificação, querem ajudar a plataforma a ganhar dinheiro.

E a coisa não para por aí, porque hoje Elon Musk publicou um tweet no qual afirma o seguinte: « O Twitter teve uma queda massiva na receita, devido ao fato de grupos ativistas pressionarem os anunciantes, apesar de nada ter mudado com moderação de conteúdo e que fizemos tudo o que pudemos para apaziguar os ativistas .” Ele termina a mensagem afirmando que ” Eles [ativistas] estão tentando destruir a liberdade de expressão na América “.

Evidentemente, a principal preocupação de Elon Musk agora não é liberdade de expressão , poder para as pessoas ou diversidade no Twitter, não. O que realmente foca suas preocupações (e cuidado, eu entendo perfeitamente, no lugar dele eu agiria da mesma forma) são as receitas publicitárias, principal fonte de monetização da rede social. Não é de surpreender que antes mesmo de assumir o controle do Twitter, ele já estivesse preocupado em tentar tranquilizá-los . Uma mensagem que, como se deduz do tweet que acabei de citar, não teria acabado de penetrar.

E isso, claro, também é compreensível porque, como se tornou bastante público e muitos usuários do Twitter puderam verificar na época, a chegada de Musk à frente do Twitter teve, como efeito imediato, que o uso da palavra que não consegue pronunciar, a n-word, cresceu 500% em poucas horas . E nesse ponto também concordo com Musk quando afirma que “ nada mudou com a moderação de conteúdo ”. O problema é que, como personalidade pública que não hesitou em aderir à polarização do Twitter, às vezes dando origem a teorias da conspiração e sendo crítico de certas posições sociais, agora enfrenta as consequências de ter sido identificado com seus detratores.

Assim, com um potencial êxodo de anunciantes, que respondem por cerca de 90% da receita do Twitter , Musk deve estar tentando equilibrar números que, a cada hora que passa, parecem mais complexos. E isso também era um pouco previsível. Já lhe dissemos em abril que, devido aos créditos que utilizou para efetuar a compra , a partir de 2023 terá de começar a enfrentar pagamentos de juros que, com toda a probabilidade, darão uma boa “pausa” nas suas finanças. E sim, Elon Musk é o homem mais rico do mundo, mas o preço de ter comprado o Twitter pode comprometer muito essa posição.

Com as taxas de juro indicadas nas cartas de compromisso de abril, entre 6% e 11% da dívida, nestes documentos que definem as condições dos empréstimos, Elon Musk terá de enfrentar o pagamento de cerca de mil milhões de dólares em juros no próximo ano . Isso faz com que não pareça coincidência que, como também dissemos a vocês esta manhã, que precisamente essa seja a quantia que Musk ordenou que fosse economizada em custos de infraestrutura. Os que entram pelos que saem, como se diz popularmente.

A resposta parece bastante clara: por dinheiro . Você precisa aumentar o nível de monetização do Twitter para níveis nunca vistos antes, caso contrário, suas próprias finanças estarão em risco. E, novamente, entendo sua preocupação e sua necessidade de ação. No entanto, vendo seu comportamento nos últimos dias, parece que está faltando muita reflexão nesse processo. Algo que, e ele deveria estar mais ciente disso do que qualquer outra pessoa, está complicando ainda mais sua situação.

Nunca, até esta semana, eu tinha visto mensagens (e foram muitas, realmente) perguntando quanto tempo o Twitter ainda tem de vida . E, ao contrário do que alguns podem pensar, não estou falando tanto de perfis com um perfil claramente crítico de Musk, mas de pessoas mais neutras que, objetivamente, veem que o Twitter nunca esteve tão no limite como agora. E o que é atravessado é, você pode imaginar, o abismo.

Pessoalmente, espero que Musk seja capaz de fazer a quadratura do círculo e tornar o Twitter sustentável. Tenho conta nesta rede social desde Outubro de 2008 (há 14 anos, como o tempo voa) e, com os seus prós e contras, há muito que é a rede social que mais utilizo. Assim, a chave é que Elon Musk seja capaz de garantir sua persistência… ou que o Twitter seja capaz de sobreviver a Musk .