Search
[adsforwp-group id="156022"]

Banco de Desenvolvimento da China avalia investimentos no Estado

img_573_foto_1.jpg

Uma comitiva formada por diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento da China (China Development Bank Corporation) foi recebida no Palácio Piratini pelo vice-governador Beto Grill, nesta terça-feira (7). Com um ativo estimado em US$ 1 trilhão e pelo menos US$ 20 bilhões já investidos no Brasil, principalmente na área da infraestrutura, representantes da instituição visitaram o Estado com o objetivo de estabelecer o primeiro contato com o governo. A reunião é resultado de uma missão gaúcha à China em maio deste ano. 

Os investidores também participaram de uma reunião com empresários gaúchos na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O vice-governador afirmou que o banco poderá financiar projetos relacionados a ferrovias, hidrovias e rodovias, além da tecnologia de aproveitamento das cinzas do carvão oriundas das usinas termelétricas. “Eles têm interesse pela exploração do carvão nas usinas termelétricas, uma vez que já desenvolveram em seu país tecnologia para aproveitamento das cinzas”. 

Grill destacou que o RS possui mais de 90% das reservas brasileiras, enquanto que a China é o maior produtor de carvão mineral do mundo. “Esse desenvolvimento vai dinamizar toda uma região com a qual nós já temos trabalhado bastante no Programa de Combate às Desigualdades Regionais”. Entre as potencialidades apresentadas aos executivos chineses, Grill frisou a vocação produtiva dos gaúchos, a política industrial do Estado, a capacitação de mão de obra e a posição geográfica do RS, e a proximidade com países do Mercosul e o continente africano. 

O diretor do banco chinês, Zhu Wang, elogiou a força da economia gaúcha em comparação com o restante do Brasil e lembrou a crescente relação comercial entre seu país e o Estado. Wang reforçou o interesse em conhecer melhor o setor carbonífero do RS e citou a usina termelétrica de Candiota como exemplo de possíveis investimentos. “A China tem várias experiências na utilização das cinzas e podemos melhorar a política ambiental aqui no RS”. 

Os emissários retornam à China ainda nesta terça-feira (7). A reunião também teve a participação de técnicos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Badesul. Um grupo de trabalho será formado para avançar as relações com o banco chinês e definir um calendário para as próximas reuniões.