Depois de alguns começos bastante calamitosos , a Intel está trabalhando duro para que os drivers de seus gráficos dedicados comecem a ficar no nível de uma corporação de sua categoria. A versão mais recente de seus drivers para Intel Arc , 31.0.101.3802, ampliou o catálogo de videogames oficialmente suportados, corrigiu alguns já comercializados e, o mais importante, adicionou suporte para DirectStorage 1.1 , uma tecnologia através da qual são delegadas tarefas de descompactação que são usados na GPU em vez da CPU, portanto, a carga nesse último componente é reduzida e os tempos de carregamento são aprimorados.
Quem acompanha de perto a evolução dessas tecnologias sabe que DirectStorage 1.1 já é suportado, pelo menos em teoria, por um número significativo de modelos Radeon e NVIDIA, na medida em que modelos como GeForce GTX 970 e Radeon RX 470 deveriam. ser capaz de suportá-lo. A Microsoft publicou há algum tempo uma demonstração em que se viu que a melhoria proporcionada pelo DirectStorage 1.1 é apreciável, e possivelmente uma tecnologia da qual os jogos vão depender cada vez mais à medida que ficam mais pesados (aqui você pode entrar no debate sobre a má otimização de software nos últimos década, mas isso é outro assunto).
Entre os títulos que agora têm suporte oficial nos gráficos Intel Arc estão Sonic Frontiers, Marvel’s Spiderman: Miles Morales, Call of Duty: Warzone 2.0 e Dysterra , enquanto outros títulos como Chorus, DiRT 5, Far Cry 6, Forza Horizon 5, Ghostwire Tokyo, Gotham Knights, Marvel’s Guardians of the Galaxy (Guardians of the Galaxy) e Sniper Elite 5 tiveram desempenho aprimorado em contextos de 1080p e/ou 1440p. Por outro lado, para Doom Eternal (este jogo roda em Vulkan), Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, Death Stranding Director’s Cut e Forza Horizon 5, bugs relacionados a corrupções e problemas de desempenho foram corrigidos.
O painel de controle Intel Arc também recebeu um punhado de correções , responsáveis por corrigir bugs, como o fato de o próprio painel de controle não iniciar automaticamente após a reinicialização do Windows, de não aparecer na lista de programas que podem ser removido após ser atualizado, não respondendo após conectar um segundo monitor, falhando ao capturar ou transmitir após conectar um monitor com o Arc Control Studio Capture e não obter resposta após conectar periféricos como microfones e câmeras, entre outras coisas.
Obviamente, e apesar das melhorias e correções fornecidas, a Intel reconhece que ainda há muitas coisas para corrigir tanto no nível do driver quanto no painel de controle. O driver 31.0.101.3802 para Intel Arc pode ser obtido na página correspondente no site da empresa e é oficialmente compatível com Windows 10 20H2 ou posterior e Windows 11.
No que diz respeito ao Linux, os gráficos Intel Arc não começarão a funcionar como padrão até o lançamento da versão 6.2 do kernel . Além disso, é altamente recomendável ter o Mesa 22.2 instalado , embora o próximo Mesa 22.3, que está em fase de release candidate, pretenda incluir algumas melhorias importantes para o driver Vulkan, um dos tendões de Aquiles que a linha gráfica possui. Linux depois de demonstrar que são muito componentes com OpenGL .