Após a vitória contra a Suíça na tarde desta segunda (28), o Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022, no Catar. Mesmo Tite convocando cerca de nove atacantes, foi com o gol do volante Casemiro que a seleção brasileira encerrou o jogo vencendo de 1 a 0 do time europeu.
Com Neymar e Danilo fora de campo para tratamento de lesões, o jogo brasileiro se tornou mais previsível. Mesmo assim, no primeiro tempo, o Brasil realizou seis finalizações contra apenas uma da Suíça. O time europeu investiu na defesa, dificultando a passagem dos atacantes brasileiros.
No segundo tempo, Tite substituiu Lucas Paquetá, que jogava no lugar de Neymar, pelo jogador de 21 anos, Rodrygo Silva. Logo, o técnico substituiu Fred por Bruno Guimarães, após o jogador receber cartão amarelo.
Aos 18 minutos da segunda parte do jogo, Rodrygo disputou a bola no meio-campo, passou a bola para Casemiro, que acionou Vinícius Jr. e foi bola na rede. Entretanto, o VAR marcou impedimento de Richarlison no início da jogada. Para o desespero dos torcedores, o gol foi anulado.
Tite ainda tentou dar mais velocidade à equipe, tirando Raphinha e Richarlison, que já estavam cansados, e substituindo por Antony e Gabriel Jesus. Durante dez minutos, o Brasil permanceu com a bola, mas não conseguia ultrapassar a defesa Suíça.
Aos 38 minutos, quando o empate estava mais perto de se tornar realidade, Vini encontrou Rodrygo, que fez uma bela jogada de costas para o jogador de número 5. Casemiro chutou confiante no canto esquerdo do goleiro suíço Bommer e emplacou o gol da vitória.
Veja o gol da vitória
A partir do minuto 03min57s ou diretamente pelo link.
Ficha Técnica – Grupo G – 2ª rodada – 28/11/2022
Brasil 1 X 0 Suíça
Local: Estádio 974, Doha – Catar
Data: 28/11/2022, às 8h (Brasília)
Árbitro: Ivan Arcides Barton Cisneros (ELS)
Assistentes: David Jonathan Morán Santos (ELS) e Zachari Zeegelaar (Suriname)
VAR: Drew Fischer (Canadá)
Cartões Amarelos: Fred; Rieder.
Gols: Casemiro, aos 37 do segundo tempo.
BRASIL: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus) e Vinícius Júnior. Técnico: Tite.
SUÍÇA: Sommer; Widmer (Frei), Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Rieder (Steffen), Sow e Vargas (Edimilson Fernandes). Técnico: Murat Yakin.
Próximo jogos
O Brasil joga a terceira rodada do Grupo G na próxima sexta-feira (02) contra Camarões. Já a Suíça faz confronto direto pela classificação contra a Sérvia. Ambos os jogos ocorrem no mesmo horário, às 16h no horário de Brasília.