Search
[adsforwp-group id="156022"]

Como solucionar problemas e redefinir o Windows Update

Pixabay
Pixabay

Goste ou não, aqueles que usam o Windows Update para obter e instalar atualizações, patches e correções ocasionalmente encontrarão problemas com o serviço Windows Update. Às vezes, uma atualização específica pode não ser baixada. Outras vezes, uma atualização pode não ser instalada. De vez em quando, o Windows Update (também conhecido como WU) pode se recusar a interagir com os servidores Windows de onde vêm as atualizações.

É aí que entram essas etapas. Tente essas técnicas de solução de problemas na ordem descrita abaixo para tornar o WU operacional novamente.

Observação: embora eu tenha ilustrado as etapas de solução de problemas do WU no Windows 11 aqui, as mesmas técnicas também funcionam com o Windows 10, com apenas pequenas variações. Esta história cobre muito bem as duas versões atuais do sistema operacional Windows.

[ Como escolher a melhor solução de desktop como serviço ]

1. Se na primeira você não conseguir… tente novamente

Embora a mais básica de todas as técnicas de solução de problemas do Windows Update nem sempre funcione, ela ajudará algumas vezes. Se o WU não funcionar conforme o esperado, a primeira coisa a tentar é executar a solicitação do Windows Update novamente.

Para obter melhores resultados, reinicie o PC de destino antes de tentar novamente. Não é absolutamente necessário, mas pode eliminar algumas condições pendentes ou transitórias (como uma atualização já baixada que precisa ser aplicada) que colocará o Windows Update de volta em funcionamento.

Clique em Iniciar , no ícone do botão liga/desliga e em Reiniciar .

Quando a área de trabalho aparecer novamente, clique em Iniciar > Configurações > Windows Update e clique no botão Verificar atualizações .

Na minha experiência, isso funciona entre 25% e 50% das vezes que um problema aparece com o Windows Update, e o download e a instalação da atualização são bem-sucedidos em uma segunda tentativa.

[ Participe do Virtual Summit em 8 de novembro – CIO’s Future of Cloud Summit: Mastering Complexity & Digital Innovation – Inscreva-se hoje! ]

Se reiniciar o PC não fornecer nenhum alívio, vá para a próxima seção.

2. Experimente a solução de problemas de atualização

Como diz o ditado banal do software, “Existe um aplicativo para isso!” Para problemas comuns do Windows – e o WU é definitivamente um deles – é igualmente válido dizer: “Existe um solucionador de problemas para isso!” Esses são miniaplicativos internos do Windows destinados a diagnosticar e corrigir problemas específicos com o Windows.

Para acessar a ferramenta certa desse tipo, siga estas etapas:

Clique em Iniciar > Configurações .

Dentro do aplicativo Configurações, digite a palavra problema na barra de pesquisa. Isso produz resultados como os mostrados na Figura 3. Clique em Troubleshoot Other problems .

pesquisa de problemas de aplicativo de configuraçõesTítulo do Ed/IDG

No painel “Outras soluções de problemas” resultante, o Windows Update aparece como o quarto item sob o cabeçalho “Mais frequente”, conforme mostrado na Figura 4. Clique no botão Executar para iniciar esse item.

O solucionador de problemas do Windows Update será executado dentro de sua própria janela pop-up e relatará os vários diagnósticos executados. Em cerca de um terço a metade dos casos, ele corrigirá o que há de errado com o WU no PC de destino. Você verá uma janela de relatório final que se parece com a Figura 5.

Depois de executar a solução de problemas, é uma boa ideia reiniciar o PC mais uma vez e tentar executar o Windows Update novamente. Se isso ainda não funcionar, vá para a próxima seção.

3. Uma manobra completa de reinicialização do WU

Se o solucionador de problemas não resolver o seu problema, há artilharia mais pesada que você pode usar. Está totalmente descrito nos excelentes tutoriais do ElevenForum.com intitulados “ Redefinir o Windows Update no Windows 11 ” (aqui está um link para sua contraparte do Windows 10 ). Este tutorial inclui um link de download para um arquivo em lote que desativa todos os serviços relacionados ao WU, redefine todos os componentes e políticas do Windows Update e reinicia todos os serviços que desativa. É totalmente automatizado, em torno de um arquivo em lote chamado:

Depois de pegar o arquivo, você precisará abrir um prompt de comando administrativo ou uma sessão do PowerShell. (Digite cmd ou powershell na caixa de pesquisa do Windows, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando ou Windows PowerShell na lista de resultados, selecione Executar como administrador e digite a senha, se solicitado.) Em seguida, navegue até a pasta onde reside o arquivo de lote mencionado acima . Recorte e cole o nome do arquivo na linha de comando e pressione a tecla Enter para executá-lo. (É tão útil que eu o mantenho na área de trabalho dos meus PCs com Windows 10 e 11, como você verá abaixo.) Isso é tudo, conforme mostrado na Figura 6.

Esse arquivo em lote demora um pouco para ser executado e envolve a verificação e interrupção dos serviços WU (bits, wuauserv e cryptsvc). Em seguida, ele libera o cache DNS, limpa solicitações de atualização pendentes, exclui arquivos temporários e pastas relacionadas a downloads do WU e redefine as políticas do Windows Update no registro. Em seguida, ele reinicia o que parou e termina oferecendo um botão Reiniciar. Use-o, porque o PC deve reiniciar para que todas essas alterações entrem em vigor.

Eu usei esse arquivo de lote na maioria ou em todos os meus PCs com Windows 10 e 11 (e PCs 7, 8 e 8.1 antes disso) e funcionou em todos os casos, exceto um para colocar o WU de volta em ação. E na máquina onde falhou, descobri que eu tinha um problema de hardware (um SSD com falha) que impedia que os arquivos de download fossem armazenados corretamente.

IMO, o arquivo em lote redefinir-reregistrar é uma espécie de bala de prata para problemas de WU. Portanto, se você não se importa em esperar de 5 a 10 minutos para trabalhar em seus processos (menos de 2 minutos no meu tablet híbrido Lenovo X12 i7 de 8ª geração), sempre vale a pena tentar .

Depois de executá-lo no meu PC de teste, ele limpou a condição de erro que o solucionador de problemas encontrou, mas não conseguiu corrigir, e baixou e instalou com sucesso uma atualização cumulativa (CU) pendente – ou seja, KB5016159, que leva o PC para a compilação 25145.1011.

Se a bala de prata falhar, o que acontecerá?

Na única ocasião em que isso aconteceu comigo, tive que levar meu PC afetado à loja, onde eles conseguiram detectar e diagnosticar uma falha na unidade (SSD) que eu não detectei por conta própria. Depois que esse componente foi substituído, o sistema voltou ao funcionamento normal.

Antes de levar um PC que chega a esse estágio para a loja, recomendo tentar uma instalação de reparo no local (descrito em “ Como corrigir o Windows 10 com uma instalação de atualização no local ”). E se isso falhar, tente uma instalação limpa do sistema operacional a seguir (descrito em “ Recuperação do Windows 10, revisitado: A nova maneira de executar uma instalação limpa ”). Só então deve ser necessária uma visita à loja. Espero que você nunca chegue tão longe!