Search
[adsforwp-group id="156022"]

Como cuidar de uma Kalanchoe: saiba tudo sobre

Divulgação
Divulgação

Informações gerais da Kalanchoe

  • Visão geral de Kalanchoe
  • Nombre común: Kalanchoe, calanchoe o escarlata
  • Nombre científico: Kalanchoe blossfediana
  • Origen: zonas tropicales de África
  • Família: Crasulaceae
  • Ubicación: lugares soleados
  • Luz: brilhante a muito brilhante
  • Temperatura ideal: 16-21ºC
  • Temperatura mínima: 4-7ºC
  • Irrigação: pc. de moderado; PS permitir que o solo superficial seque entre as regas
  • Fertilização: pc. cada mês; PS cada três meses

Características da Kalanchoe o Kalanchoe blossfediana

A Kalanchoe blossfediana, também conhecida como Kalanchoe, calanchoe ou escarlate, é uma planta pertencente à família das crassulaceae. É endêmica de Madagascar e foi nomeada oficialmente em 1934.
A kalanchoe é uma das plantas suculentas mais cultivadas nas residências devido a sua rusticidade e simplicidade no cuidado.
Principalmente, é utilizada como planta de interior graças ao seu valor ornamental e à sua sensibilidade ao frio exterior. Mas, se os invernos de uma área forem amenos ou, se ela estiver protegida do frio, pode ser cultivada como planta externa sem problemas.
Suas folhas carnudas atuam como reserva de água, conferindo-lhe grande resistência à seca. É uma planta perfeita para iniciantes , desde que sejam seguidos os devidos cuidados.
Plantas pequenas como centro de mesa
Esta suculenta tem um crescimento bastante lento e não atinge muita altura, cerca de 30-40 centímetros. Esta é a razão pela qual esta variedade é usada como peça central durante o inverno. Uma planta com flor perfeita para decorar a casa.

Floração da Kalanchoe

Kalanchoes florescem no final do inverno e início da primavera, mas certamente você notou que em floriculturas e centros de jardinagem sempre há kalanchoes em flor. A que se deve? Os viveiristas alteram as horas de luz do dia da plantação de kalanchoe emulando a primavera e, assim, induzindo sua floração.
As flores da Kalanchoe blossfediana são pequenas, mas muito decorativas e podem durar várias semanas ou até meses em condições ideais.
Elas formam cachos e cada uma delas é composta por 4 pétalas que podem ser de diferentes tonalidades: rosa, vermelho, amarelo, branco e laranja. Esta ampla gama de cores tornou uma planta com flores muito popular. Podemos encontrar dois tipos de Kalanchoe Blossfeldiana diferenciados pelas flores: algumas variedades com flores simples e outras com flores duplas.
No caso das plantas com flores duplas, o mais característico é que, em vez de uma coroa de pétalas, elas apresentam várias coroas. Esse recurso confere à planta uma aparência mais pomposa.
Após a floração, é transplantada e pode ser retirada no terraço ou varanda, protegendo-a do sol, excesso de água e geada, e a cada primavera volta a florescer.
As folhas, por sua vez, são carnudas e as margens verdes recortadas.

Variedades de kalanchoe

Entre todas as variedades de Kalanchoe , a Kalanchoe blossfeldiana é a mais clássica e conhecida.
Dentro dela existem muitas variedades híbridas. Alguns dos mais conhecidos são o ‘Tom Thumb’, ‘Vulcan’, ‘Compacta Lilliput’, ‘Orange Triumph’ e ‘Goldrand’, daigremontiana, Thylancholane Pinna, Kahar, Gastonis-Bonnieri Kalanchoe e Pumila ou Scapigera Kalanchoe.

Cuidados para a kalanchoe

Como mencionamos antes, a planta escarlate ou Kalanchoe pode permanecer tanto em ambientes internos quanto externos, desde que o clima esteja quente, pois não resiste a muito frio.
Aguenta pelo menos 10ºC mas, abaixo dessa temperatura, sofre muito. As condições em que se desenvolve perfeitamente são 16-21ºC.
Se você mora em uma área mediterrânea seca e sem risco de geada, pode plantar o kalanchoe ao ar livre, protegido do sol.
Requer locais claros , mesmo com sol direto. Se o sol incidir diretamente sobre um kalanchoe cultivado em viveiro, você notará que as folhas escurecem, adquirindo tons de cobre.
Descobrimos que os kalanchoes tendem a crescer muito bem ao ar livre contra a frente de uma casa protegida por uma janela. Se você tiver a oportunidade, coloque várias plantas de kalanchoe em alguns vasos e você desfrutará de uma bela floração de inverno.
Se sua planta Kalanchoe começar a perder gradualmente a floração , pode ser uma indicação de que ela não está recebendo luz suficiente . Tente movê-lo para outro local com brilho mais alto.
Por ser uma planta grosseira com reservas próprias de água nas folhas, não requer tanta irrigação, embora um pouco mais do que o resto da espécie.
Antes de regar, verifique se o substrato está parcialmente seco, pois o excesso pode causar apodrecimento e posterior morte. Em caso de dúvida, você pode se servir de um medidor de umidade ou de um bastão de madeira para identificar se é necessário ou não regar a planta.
Pois se ela sofre com excesso de umidade, veja se ela tem o clássico tom escuro e pegajoso. As folhas na base das suculentas ficarão praticamente soltas e macias, o caule preto e o substrato úmido.
O que fazer se o seu kalanchoe sofrer de podridão? Dizemos sempre que a melhor solução é uma boa prevenção, mas se ultrapassou os riscos ou caiu uma boa chuvada lá fora, aconselhamos que tenha em conta o seguinte.
Antes que a podridão afete toda a planta, remova todas as folhas ou flores desbotadas para ajudar a planta a reservar sua energia para o crescimento futuro. Em seguida, corte o caule no topo de onde a podridão começa e você obterá mudas saudáveis ​​para novas plantas de Kalanchoe.

Adubação

Você pode usar um fertilizante especial para cactos e suculentas da primavera ao início do outono, sua estação de crescimento.

Reprodução de kalanchoe

O kalanchoe pode ser reproduzido por meio de estacas de caule ou folha, mas neste último caso, o tempo que se deve esperar para obter uma planta de tamanho padrão é muito longo.
Nossa recomendação é fazer mudas de caule de kalanchoe na primavera , é muito mais rápido e fácil. Você deve esperar cerca de uma semana para plantá-los no solo até que a ferida esteja fechada.
Um kalanchoe pode se reproduzir na água? Sim, você pode cultivar as estacas na água até que criem raízes. Tente que a parte que toca a água não tenha folhas. Se você está interessado em investigar mais no mundo do cultivo de plantas na água, não perca tudo sobre hidroponia .