Search
[adsforwp-group id="156022"]

Everton Pogozelski anuncia desfiliação do PSB

img_5758_foto_1.jpg

O vereador Everton Pogozelski, o Clarão, anunciou através de seu perfil em uma rede social, de que vai se desligar do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo Clarão, o motivo seria a escolha de Carlos Martins para comandar a sigla no próximo biênio.

O vereador afirmou na publicação que a escolha de Martins não se deu de forma democrática: “Estarei encaminhando a minha desfiliação partidária nos próximos dias. Não posso admitir um partido socialista definir no canetaço e não no voto que é a instância maior”, justificou.

Clarão é filiado ao PSB há 12 anos, e está em seu segundo mandato no legislativo camaquense. Clarão já havia divulgado em seu perfil na mesma rede social que seria candidato a prefeito em 2015 pelo PSB no próximo pleito, mesmo sem ter seu nome definido em convenção do partido.

Conforme divulgado no Blog Alex Soares, em 21 de setembro deste ano o presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque, destituiu a comissão executiva e o diretório municipais do PSB em Camaquã. Segundo o blogueiro, a decisão teria sido tomada após o recebimento do pedido de renúncia da maioria dos integrantes do comando partidário local. Com a intervenção do comando estadual, Clarão foi desligado da presidência da sigla, o que teria motivado sua já esperada saída da sigla.

Alterações de prazos

A Lei 13.165, publicada no dia 30 de setembro de 2015, modificou os prazos de filiação partidária. Pela regra anterior, para concorrer em uma eleição, os políticos deveriam filiar-se a um partido um ano antes do pleito. As novas regras reduziram para seis meses antes da data das eleições o prazo de filiação partidária para que alguém se candidate a um cargo eletivo (artigo 9º da Lei 9.504/97).

Com este novo cenário, o vereador Clarão não deve enfrentar problemas com prazos para a escolha da nova sigla, e não terá impeditivo para concorrer novamente a uma cadeira no legislativo.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Os políticos que desejarem mudar de partido para concorrer às eleições terão até março para oficializar a troca. O período eleitoral também sofreu alterações, passando de 90 para 45 dias de campanha, o que deve reduzir custos aos candidatos e partidos.

Nota do vereador Everton Pogozelski
“Quero comunicar a todos os meus amigos que o próximo presidente do partido indicado será o Carlos Martins. Estarei encaminhando a minha desfiliação partidária nos próximos dias. Não posso admitir um partido socialista definir no canetaço e não no voto que é a instância maior!!! Meus pais me ensinaram princípios e deles não abro mão. Se eles querem tanto a candidatura “dele” vou deixar, eu não preciso disso. Me sinto chateado são 12 anos de construção e de ajuda a uma pessoa que no momento em que eu mais precisava não deu valor e em nenhum momento se pronunciou apenas colocou alguns capangas a fazer o serviço sujo, para não precisar honrar a palavra dada…Coronelismo impregnado!”