Search
[adsforwp-group id="156022"]

Operação Avalanche da Polícia Civil contra homicídios e tráfico de drogas prende quase 200 pessoas em todo o estado

Foto: Alexandre Nervo/Polícia Civil
Foto: Alexandre Nervo/Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil em conjunto com apoio da Brigada Militar prendeu 191 pessoas ligadas a Homicídios e ao tráfico de drogas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A Operação Avalanche é um trabalho integrado das forças de segurança do estado: São 1.700 policiais civis, que cumpriram 127 mandados de prisão, 77 foram em flagrante. Também foram cumprindos 299 mandados de busca e apreensão. Cerca de  285 mil reais foram apreendidos, além de 84,6 quilos de maconha, 7 de cocaína e 36 armas de fogo. O BalaNço foi apresentado em entrevista coletiva realizada no Pálacio da polícia em Porto Alegre. 

As operações DowHill, Joker e Forest fazem parte da Operação Avalanche,  que conta com apoio da Brigada Militar e ocorre desde a manhã de ontem em todo o estado, com foco na Região Metropolitana, além de Santa Maria, Serra Gaúcha e também em Rio Grande por conta dos altos índices de homicídios registrados ao longo deste ano. São quase 80 homicídios, marca histórica para o município. Um líder desta facção criminosa foi preso na manhã de ontem, como explica o Chefe de Policia Civil, o Delegado Fábio Motta Lopes: 

“Principalmente homicidas e traficantes, nós temos alguns resultados extremamente positivos, não só em relação aos números mas em prisões importantes, ontem em Rio Grande foi preso uma liderança que certamente está envolvida em boa parte dos homicídios que vem acontecendo desde o final do ano passado no município. Ontem, também durante a manhã, houveram algumas ações importantes relacionadas a repressão de homicídios na Região Metropolitana, a DRACO em Viamão com a prisão de traficantes, foram mais de 18 mandados de prisão, ontem também operações no Vale dos Sinos com prisões de traficantes em São Leopoldo. Então esse é o objetivo da operação”.

Participaram da coletiva o Subcomandante da Brigada Militar, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, além do Secretário de Segurança do Estado, Vanius César Santarosa e o Chefe de Polícia Civil, Fábio Motta Lopes. Representando vários departamentos de polícia. 

Para o Secretário de Segurança, Vanius Santarosa as políticas públicas executadas nos últimos 4 anos foram fundamentais para diminuir o número de homicídios:

“Essa operação visa nos reduzirmos a quantidade de homicídios e o tráfico de drogas, essas ações constantes e rotineira, o objetivo principal a melhorar a vida das pessoas no estado do Rio Grande do Sul. Quando nos vemos os indicadores há um recuo na quantidade de homicidios em comparação a 2018, quando tivemos mais de 3 mil e 400 pessoas que perderam suas vidas de forma violenta. Esse ano a nossa expectativa é que esse indicador fique abaixo de 2 mil”. Segundo o Secretário mais de 4 mil pessoas não perderam suas vidas por conta de ações de segurnaça publicas que foram implementadas no Rio Grande do Sul através do programa RS Seguro.