Search
[adsforwp-group id="156022"]

Qualcomm apresenta sua plataforma para Wi-Fi 7

Divulgação
Divulgação

A Qualcomm apresentou uma nova linha de hardware para a próxima versão do padrão wireless, o Wi-Fi 7. Chamada de “Plataforma Immersive Home Wi-Fi 7” , ela foi especialmente desenvolvida para trabalhar em redes mesh e promete velocidades mais rápidas e menor latência .inferior ao previsto pelas normas vigentes.

Talvez você ainda não tenha tido a oportunidade de descobrir as vantagens do Wi-Fi 6 que analisamos nas  análises de produtos com esta interface . Ou os de sua variante estendida Wi-Fi 6E, que é ainda menos adotada. Mas a indústria de tecnologia não para para ninguém e o desenvolvimento de novos padrões começa alguns anos antes de sua disponibilidade. E mesmo, como neste caso, os fabricantes (veja TP-Link e agora Qualcomm) estão avançando em suas soluções antes que a organização Wi-Fi Alliance responsável publique as especificações finais.

Sabemos que o novo padrão será marcado com o nome técnico de IEEE 802.11be . O novo padrão sem fio está sendo desenvolvido para alcançar o Extremely High Throughput (EHT), então podemos esperar melhorias nas velocidades de transferência, menor latência, melhor manuseio dos dispositivos conectados e expansão do espectro com canais de maior largura de banda, que acabam determinando a taxa de dados de um sinal Wi-Fi e, finalmente, aumentar o desempenho.

A velocidade teórica de transferência de dados do Wi-Fi 7 será estratosférica em comparação com os 9,6 Gbps do Wi-Fi 6, até 46 Gbps . O mesmo pode ser dito para a largura de banda de 320 MHz, QAM Quadrature Amplitude Modulation de até 4094 contra o anterior 1024 ou o dobro do número de fluxos espaciais de 8 a 16 e aprimoramentos para MIMO, OFDMA e Multi-Link Operation (MLO ), que agrega vários canais em diferentes bandas de frequência ao mesmo tempo para melhorar o tráfego de rede, e que é uma propriedade muito interessante para streaming de jogos.

Qualcomm Wi-Fi 7

Com base nisso, a Qualcomm promete “configurações Wi-Fi 7 tri-band variando de 10 a 20 Gbps de capacidade sem fio máxima”. A plataforma aproveitará ao máximo as bandas de 5 GHz e 6 GHz com suporte para canais de 240 MHz e 320 MHz, resultando em mais espectro sem fio disponível para dispositivos Wi-Fi 7.

De acordo com a Qualcomm, o Wi-Fi 7 será capaz de entregar velocidades de até 5,8 Gbps para um único dispositivo . Essas são velocidades incríveis para redes domésticas, embora, como na maioria das estimativas de velocidade do roteador, o desempenho no mundo real seja afetado por paredes, interferência sem fio e outros fatores. Na verdade, pode ser ainda maior do que a maioria dos provedores de serviços domésticos de Internet oferece.

O grande objetivo é este:   substituir definitivamente as redes locais com fio por essas conexões sem fio e assim rodar com garantia alguns tipos de aplicações que até agora não funcionavam bem em redes sem fio: trabalho remoto, streaming de jogos, computação em nuvem , realidade virtual/aumentada ou o que vier no futuro do Metaverso.

Assim como com seus processadores móveis, a Qualcomm não venderá soluções com a nova plataforma de hardware, mas oferecerá seus projetos Immersive Home 316 Platform, 318 Platform, 326 Platform e 3210 Platform a terceiros para inclusão em roteadores e sistemas mesh. A Qualcomm diz que começou a trabalhar com seus parceiros de hardware para integrar o Wi-Fi 7 em seus sistemas e diz que podemos esperar que as primeiras soluções cheguem ao mercado no segundo semestre de 2023.