O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (20), que Ranolfo Vieira Júnior, atual governador do estado, será indicado ao cargo de diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em 2023. O anúncio foi feito através do perfil de Leite em uma rede social.
Segundo Leite, Ranolfo é “um companheiro exemplar, parceiro de primeira hora nesta jornada de construção de um novo e promissor caminho para o Rio Grande do Sul”, além de ser um servidor importante para “acelerar o desenvolvimento gaúcho”.
Em resposta à publicação também através de seu perfil em uma rede social, Ranolfo declarou que continuará “colaborando com o projeto político e administrativo” de Eduardo Leite, além de afirmar que seguirá “contribuindo, emprestando ao banco uma visão próxima da realidade, conectada com as necessidades e os avanços do Estado”.
Formado em Direito pela Unisinos (1996), Ranolfo Vieira Junior é funcionário público há cerca de 36 anos. Ao longo de sua carreira, dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos e liderou importantes operações de combate à criminalidade no Estado. Foi chefe de Polícia do RS por quatro anos, quando criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Em 2019, foi vice-governador e secretário da Segurança Pública no governo de Eduardo Leite.
Sobre o BRDE
Fundado em 1961, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul apoia negócios de pequenas, médias e grandes empresas da Região Sul. A instituição tem como missão promover e liderar ações de fomento, apoiando iniciativas governamentais e privadas.
O BRDE tem sede administrativa em Porto Alegre, além de agências na capital gaúcha, em Florianópolis e em Curitiba. O Banco possui grande contribuição desenvolvimento social e econômico dos três estados do Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, e também do Mato Grosso do Sul.