Search
[adsforwp-group id="156022"]

Unidades de Saúde da capital já registram 80% dos testes de Covid positivos. Enquanto isso, busca pela vacina cai em Porto Alegre

Foto:  Robson da Silveira/SMS
Foto: Robson da Silveira/SMS

Com o aumento de casos de Covid-19 registrados nos últimos meses, a procura por testes também tem aumentado. Apesar de muitos casos de subnotificações, algumas Unidades de Saúde da Capital como no Centro de Saúde Santa Marta, os resultados positivos chegam até 80% dos casos. Porém, a busca por vacina segue com baixa procura neste final de ano, especialmente em crianças até 11 anos.

De acordo com os dados do Vacinômetro, Porto Alegre segue com indíces baixos de vacinação para as crianças de 03 a 04 anos que somam somente 11%, é o menor indice entre todas as faixas etárias. Ontem (26), foram 34 doses aplicadas na faixa etária dos 5 aos 11 anos, em comparação ao mês de maio deste ano eram 435 doses aplicadas. A reportagem da Acústica FM, esteve presente em alguns centros de saúde como o Santa Marta, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre e constatou a baixa procura. Os números refletem uma preocupação com as festas de fim de ano se aproximando, o que resulta em aglomerações e um consequente maior contágio do vírus. 

Foto: Jeferson Cunha/ Acústica FM

Para a Secretária de Sáude do Munícipio, o caso preocupa e está sendo observado de perto. O uso obrigatório da máscara de proteção, no momento, está descartada. Como afirma Augusto Crippa, do núcleo de imunizações da vigilância em saúde:

– “A utilização do uso de máscaras é sim uma recomendação mas a ação de obrigatoriedade será avaliada pelo Prefeito e pelo Secretário de Saúde de acordo com o momento”. 

A avaliação da pasta é de que a melhor proteção no momento são as vacinas: 

– “Não é uma ideia neste momento, mas está sendo avaliado e se for necessário vai ser adotado medidas mais rígidas para a gente não voltar para aquele cenário caótico que a gente enfrentou em 2020 e 2021”.