Search
[adsforwp-group id="156022"]

30ª edição do Enart tem início nesta sexta em Santa Cruz

img_5821_foto_1.jpg

Santa Cruz do Sul será transformada neste final de semana na capital do tradicionalismo. Todo o amor ao Rio Grande do Sul será exaltado através da 30ª edição do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). O evento é realizado e promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. A programação – que se estende até domingo, 22 – inicia nesta sexta, 20, no Parque da Oktoberfest, com o lançamento do filme “O Enart” às 18h30. Já a abertura oficial será a partir das 19h30.

“O Enart é um dos principais eventos em Santa Cruz do Sul e que lota a rede hoteleira, tanto no município quanto na região. É um motivo de orgulho receber mais uma edição do evento. Em 1997 acolhemos o 1º Enart e para todos é uma satisfação. Assim, mostramos o verdadeiro amor ao Rio Grande do Sul”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato.

Nos palcos localizados ao longo do Parque, mais de quatro mil participantes farão em torno de 600 apresentações em diversas modalidades, entre elas as danças tradicionais, chula, gaitas, violino ou rabeca, violão, viola, conjunto instrumental, conjunto vocal, solista vocal, trova galponeira, declamação, pajada, concurso literário gaúcho, causo gauchesco de galpão e danças gaúchas de salão. No sábado, 21, ocorrerá a Mostra Folclórica de Arte e Gaúcha com a participação das 30 Regiões Tradicionalistas.

Para o presidente do Enart, Armando Gewher, a expectativa é de mais um grande evento. “Faço parte da comissão organizadora desde a primeira edição. Este ano será ainda mais especial, pois são 30 anos, foram 11 anos em Farroupilha e 19 em Santa Cruz do Sul. Nossa cidade trabalhou com esmero para que o evento aqui ficasse. A expectativa é receber 70 mil pessoas nos três dias do encontro”, acrescentou.

O festival tem por finalidade preservar e valorizar as artes, tradições e costumes do Rio Grande do Sul. O Enart configura-se como o mais tradicional evento gaúcho de dança tradicionalista. A sua importância é tamanha que ele foi considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o maior festival de arte amadora da América Latina. É realizado em três etapas anuais, que são as regionais, as inter-regionais e a final.

O patrocínio é da Schin, Corsan e Philip Morris e o apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Erva-mate Gaúcha da Serra. O evento também conta com o financiamento Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.