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Número de acidentes e óbitos no Polo Rodoviário Pelotas teve queda de 17% em 2022

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os números de acidentes de trânsito e de óbitos nos 457,3
quilômetros de estradas do Polo Rodoviário Pelotas (BR-116 e BR-392),
administrado pela Ecosul, tiveram queda de cerca de 17% em 2022, na comparação
com o ano anterior. Os dados são referentes ao período entre janeiro e novembro
de cada ano.

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Segundo os dados apurados pela concessionária, o número de
acidentes caiu de 430 para 357 nos 11 primeiros meses do ano, uma queda
equivalente a 16,98%. Enquanto isso, o número de óbitos decorrentes dos
acidentes caiu 17,65%.

“Além das permanentes ações de conscientização que
procuramos fazer com condutores, pedestres e ciclistas, e da escola para o
trânsito, na qual procuramos educar as crianças e futuros condutores,
trabalhamos para manter as melhores condições das estradas administradas pela
Ecosul. Reduzir o número de acidentes é algo que perseguimos sempre”, avalia o
diretor-superintendente da Concessionária, Fabiano Martins de Medeiros.

Ele lembra que ao longo de 2022 a Ecosul promoveu 27 campanhas
de segurança viária, com diversas atividades educativas e preventivas, entre
elas o Maio Amarelo, Viver é o Bicho, Direção Consciente, entre outros, além de
um grande simulado de acidente, realizado em novembro.

Incrementos

Em 2022, em termos de melhorias nos serviços, além dos
habituais atendimentos mecânicos e de resgates médicos, a Ecosul providenciou a
implantação de pistas automáticas na praça Pavão, que hoje compreende 25% do
tráfego, e implantou totens de autoatendimento nos Serviços de Atendimento ao
Usuário (SAUs) com funcionamento 24 horas por dia.

Engenharia

Os dados contabilizados pela Ecosul também apontaram os
diversos serviços de engenharia promovidos neste ano, entre elas a recuperação
de 54,5 mil metros de sarjetas, a manutenção de 16,1 mil metros em defensas
metálicas, mais de 4,5 mil hectares de área roçada — equivalente a 6,3 mil
campos de futebol. Além disso, foram substituídas mais de mil placas, efetuado
trabalho de sinalização horizontal em 174 quilômetros e recuperados 118 quilômetros
de pavimento asfáltico. Foram quase 40 mil toneladas de massa asfáltica e 5,8
mil toneladas de material fresado utilizados.