A equipe de jornalismo da Rádio Acústica FM produziu um conteúdo inédito com os principais acontecimentos e assuntos que foram destaque ao longo de 2022 na emissora, e que impactaram de alguma forma a nossa região. O programa especial vai ao ar nesta sexta-feira (30) às 17h, nos 97,7 FM e nas principais redes sociais da emissora. As reprises do programa ocorrerão também durante o final de semana, às 17h.
O ano de 2022 foi marcado pela retomada econômica, bem como a diminuição das restrições causadas pela pandemia. O avanço da vacinação contra o coronavírus em adultos e a aplicação infantil, proporcionaram um retorno gradual das atividades.
A pauta política também teve grande protagonismo ao longo do ano. Pela primeira o Rio Grande do Sul reelegeu um governador, assim também como pela primeira vez o presidente da República não foi reeleito para o cargo desde a redemocratização.
Foi no dia 3 de março que o uso de máscaras em todos os locais passou a ser facultativo em Camaquã, com a publicação do Decreto 25.395. No entanto, o uso em farmácias, serviços de saúde e transporte coletivo ainda eram recomendados.
No cenário esportivo, não foi nesta oportunidade que o Brasil trouxe o hexa para a casa. Iniciada no dia 20 de novembro a edição 2022 da Copa do Mundo no Catar, mexeu com a emoção e esperança dos brasileiros. A Seleção fez boa atuação nos primeiros jogos, mas acabou perdendo para a Croácia nos pênaltis nas quartas de final. O encerramento aconteceu no dia 18 de dezembro, quando Argentina e França se enfrentaram em uma partida disputada com garra até o último minuto. O confronto foi decidido nos pênaltis, consagrando os Hermanos, tricampeões do mundo.
Se em 2021 o coronavírus levou preciosas vidas, em 2022, diversas tragédias deixaram vítimas fatais. Camaquã registrava o décimo primeiro homicídio do ano no dia 13 de junho com o assassinato de Saymon Ferreira, de 25 anos. Ele foi morto a tiros por volta das 11h na rua Ana Gonçalves Meirelles, no bairro Bom Sucesso. A onda de crimes chamava a atenção na cidade. Dados obtidos pela reportagem da Rádio Acústica FM, mostram que em todo o ano passado foram 16 mortes violentas na cidade. Ou seja, em poucos meses de 2022, o município atingiu bem mais do que a metade de assassinatos de todo o ano de 2021.
Finalizamos o ano com resultados positivos construídos pela nossa equipe atuando no estúdio de Porto Alegre. Além de relevantes coberturas e reportagens com nossa equipe de jornalismo, os programas ao vivo movimentaram a Acústica FM na capital dos gaúchos.
Trazendo pautas atuais e importantes figuras do cenário estadual e nacional, destacamos as entrevistas do Senador eleito Hamilton Mourão, do governador eleito pelo segundo mandato consecutivo, Eduardo Leite e também de André Janones, deputado Federal e personagem fundamental na corrida eleitoral do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tudo isto em transmissões realizadas nas noites de segunda-feira na atração Raio-X, em parceria com o Portal Porto Alegre 24h.