Search
[adsforwp-group id="156022"]

Como aumentar velocidade de inicialização do Windows 11

img_58355_foto_1.jpg

Um PC que demora uma eternidade para inicializar é extremamente frustrante e afeta negativamente a produtividade e a experiência do usuário . Se este for o seu caso, você deve saber que existem certas maneiras de acelerar a inicialização do Windows 11 ou do Windows 10 porque são técnicas semelhantes.

Vamos revisar alguns sem entrar no uso de aplicativos de terceiros (alguns pagos) que prometem muito e na verdade fazem pouco ou nada. Focamos a tarefa em mexer em determinados componentes do mesmo sistema/PC, para acabar por recomendar aquelas atualizações mínimas de hardware que nos vão ajudar porque há alturas em que não se podem fazer mais milagres com o software.

Como acelerar a inicialização do Windows 11

O Windows 11 (e o Windows 10) possui um recurso que reduz o tempo de inicialização e funciona de maneira semelhante ao modo de hibernação. A inicialização rápida do Windows faz exatamente o que o nome sugere, pois pré-carrega o kernel e os drivers do Windows antes que o computador seja desligado.

Para usar a inicialização rápida, você deve primeiro ativar o modo de hibernação, caso ainda não o tenha feito. Acesse o menu Iniciar alternativo (clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e clique em Windows Terminal no modo administrador.

Execute o comando powercfg /hibernate on para habilitar a hibernação.

Uma vez feito o acima, acesse o painel de controle> Opções de energia> Escolha o comportamento do botão iniciar / desligar. Ao clicar em alterar a configuração, você pode ativar o início rápido .

Administrador de tarefas

Configurar os programas que iniciam com o computador é uma etapa vital para acelerar a inicialização de um PC . Você pode configurar a inicialização de várias maneiras, embora o ideal seja fazê-lo no gerenciador de tarefas (gerenciador de tarefas).

Acesse suas configurações usando a combinação de teclas de atalho “Ctrl + Shift + Escape”. Na guia Inicialização, você verá os aplicativos carregados na inicialização, seu status e impacto. Clique com o botão direito do mouse naqueles que não são essenciais para você e desative-os.

Ferramentas de terceiros que incluem um configurador de inicialização também podem ser usadas para esse gerenciamento. Para usuários mais avançados, Autoruns for Windows  é um aplicativo ideal porque inclui ferramentas oficiais do Sysinternals e permite gerenciar um número maior de parâmetros de inicialização.

Aplicativos em segundo plano

Eles são outro dos parâmetros a serem revisados ​​porque colocam uma carga desnecessária no sistema na maioria dos casos, afetando a inicialização e o desempenho geral. E o Windows 11 (como o Windows 10) possui um grande número de específicos do sistema. Vá para Configurações do sistema > Aplicativos. Clique nos três pontos > Opções avançadas.

Lá você pode selecionar “nunca” para desativar sua carga. Você poderá acessá-los quando precisar, mas sem a carga de inicialização que isso supõe para o sistema.

Dicas e notificações do Windows

Outros processos do sistema que precisam ser gerenciados são as “dicas do Windows” que a Microsoft nos presenteia. Parece inofensivo, mas o processo verifica o computador ao custo do desempenho de carregamento. Você pode desativá-lo em Configurações > sistema > notificações.

Nessa mesma seção, você pode remover a experiência de boas-vindas do Windows no login e a notificação do aplicativo de inicialização.

Tela de bloqueio e senha

Em Configurações gerais > Personalização > Tela de bloqueio, você pode gerenciar essa tela, que na verdade é bastante irrelevante em um computador desktop . Se você desmarcar seu uso, o Windows 11 iniciará sem passar por ele, economizando tempo para adicionar a todos os itens acima.

O mesmo é a senha de inicialização para o sistema operacional. Muito útil em computadores compartilhados e necessário em equipamentos para mobilidade, mas se você tiver

Otimização de CPU e RAM

Existem aplicativos que monopolizam o uso do processador e da RAM desde o início, tornando o restante mais lento. A gestão de alguns é complicada porque são serviços do mesmo sistema. Outros são mais fáceis de entender e evitar. Um exemplo é o OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, ativo por padrão no Windows 11 e que funciona muito bem, mas para os usuários que o utilizam. Se este não for o seu caso ou você usa Dropbox ou Google Drive, pode ser desabilitado no “Editor de Diretiva de Grupo Local” .

Pressione as teclas de atalho “Windows + R”, digite gpedit.msc e pressione enter. Em Configuração do computador> Modelos administrativos, você tem várias opções que pode configurar, por exemplo, impedir o uso do onedrive. Você tem que saber o que desabilita, mas é uma ferramenta muito poderosa com a qual você pode deixar o sistema de acordo com suas necessidades.

A configuração da aparência do Windows 11  por padrão é outro parâmetro a ser gerenciado, especialmente em computadores de hardware de baixo nível . Vá para painel de controle> Sistema> Configurações avançadas do sistema> Opções avançadas> Desempenho> Configurações. Ativar a configuração para melhor desempenho é uma boa maneira de economizar recursos.

O Windows 11 (assim como o Windows 10) não está isento de bloatware , programas desnecessários ou indesejados que ocupam espaço, recursos, são redundantes e carregam e atualizam em segundo plano. Software “lixo”, aplicativos e serviços inúteis que penalizam a experiência do usuário, reduzem o desempenho, a estabilidade e também penalizam a inicialização do próprio sistema. Invista um pouco de tempo para eliminar tudo o que não precisa. Muitos podem ser desinstalados da maneira típica, mas se você precisar de algo mais poderoso, pode usar aplicativos gratuitos como o Bloatware Removal Tool .

Melhore o hardware

Se você executar todas as ações acima, com certeza acelerará a inicialização do Windows 11. No entanto, chegará um momento em que as limitações serão impostas pelo próprio hardware. Sem ter que mudar todo o hardware, há algumas atualizações que oferecem benefícios imediatos de inicialização e desempenho do sistema. Uma delas é usar um SSD PCIe em vez de um disco rígido ou SSD SATA e a segunda é aumentar a RAM a um nível razoável para cobrir as principais tarefas do PC.