A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável para tratamento de sobrepeso e obesidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (2).

Segundo o documento, a injeção chamada Wegovy (semaglutida 2,4mg) possui o mesmo princípio ativo do Ozempic, medicamento utilizado no país para tratar diabetes tipo 2 e também obesidade. A injeção é produzida pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e promete reduzir em média 17% do peso corporal dos pacientes.
De acordo com a Anvisa, ainda não há previsão de quando as injeções de aplicações semanais vão chegar às farmácias brasileiras e quanto custarão. Nos Estados Unidos, onde o medicamentos já é autorizado e comercializado, a semaglutida tem preço tabelado de US$ 1.349, cerca de R$ 7,2 mil na cotação atual.
O medicamento
O medicamento é aplicado com a ajuda de uma “caneta”, um aplicador que injeta o medicamento ao ser pressionado contra a pele.
A semaglutida é utilizada como auxiliar em uma dieta hipocalórica e exercício físico para perda de peso, em pessoas com índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30 kg/m², declaradas obesas.
Entretanto, pacientes abaixo desse nível de gordura também podem utilizar o medicamento, desde que possuam alguma comorbidade associada à condição, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.