Search
[adsforwp-group id="156022"]

“Serve até para a prevenção de futuros passivos”, diz prefeito de Chuvisca sobre reajuste de salário dos professores

Foto: Acústica FM
Foto: Acústica FM

Em entrevista para a rádio Acústica FM na manhã desta terça-feira (3), o prefeito de Chuvisca, Joel Subda (PSB), afirmou que o reajuste do salário dos professores fazia parte da prioridade de sua gestão, a educação. Além disso, o prefeito realizou um balanço administrativo do município sobre o ano de 2022.

Subda declarou que encaminhou o Projeto de Lei (PL), reajustando o salário dos profissionais da educação, de acordo com a portaria do governo federal, logo no início de 2022. Ao ser questionado sobre um possível impacto na economia do município, o chefe do executivo afirmou que a medida tomada está de acordo com as prioridades de sua gestão e que serve até de prevenção de futuros passivos.

“Todo governo tem sua prioridade e a nossa é a Educação. Assim que saiu a portaria, encaminhamos a lei para a Câmara e aprovamos em 22 de fevereiro de 2023. A gente não pagando, no futuro pode vir até os passivos para pagar”, declarou.

O assunto se tornou um embate na região desde que o prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira, encaminhou um PL à Câmara Municipal que reajustava o salário dos professores, contestando a ilegalidade do aumento de 33,24% no piso salarial dos profissionais em 2022 e abatendo o aumento de 14, 9% previsto em Portaria Interministerial para 2023.  Após pressão popular, a proposta foi negada por de 7 votos a 1 pelos vereadores.

Balanço 2022

Ao analisar a sua gestão no ano de 2022, Subda destacou que Chuvisca passou por um ano difícil, apresentando gastos em demasia na saúde pública para um município de cerca 5,5 mil habitantes. 

“Acredito que foi um dos anos mais difíceis. Isso porque, politicamente, a partir da metade do ano, os municípios não recebem mais nada de verba do governo. Tivemos a maior dificuldade de manter o serviço publico pelo custo. Tivemos muitas viagens até Porto Alegre para consultas médicas, caregando 30 a 40 pessoas por dia. Foram 40 mil atendimentos de saúde em geral no ano”.

Sobre educação, o chefe do executivo afirmou que o município de Chuvisca se destaca na região da Costa Doce. 

“Nossas escolas tem psicólogas, pedagogas e temos o projeto Aprende Brasil em vigor também. Acreditamos que a educação é o primeiro passo para uma cidade prosperar. O ensino do nosso município é um dos melhores”.

Veja a entrevista completa