Na noite desta quarta-feira (04), uma mulher ficou
gravemente ferida após ser agredida fisicamente pelo “companheiro” na cidade de
Camaquã. O fato ocorreu no bairro Vila Nova.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A mulher, ensanguentada saiu em busca de ajuda. Na Rua
Rafaela Júlia Viana, ela atacou um veículo que passava pelo local.
Populares auxiliaram a vítima e acionaram a Brigada Militar,
para que ela pudesse receber o devido auxílio. A corporação enviou uma viatura
com dois policiais que levaram a vítima.
A vítima foi levada até a Delegacia de Polícia de Pronto
Atendimento, onde efetuou o registro de ocorrência contra o agressor, mas não solicitou medidas protetivas de urgência. Ela
afirmou que esta não é a primeira vez que era agredida por ele.
A mulher agredida recebeu atendimento médico devido as lesões que teve no
rosto e passa bem. Durante os procedimentos, a vítima permaneceu ao lado da filha. Após a realização dos trâmites burocráticos, ela foi embora, porém, segundo a apolícia, Camaquã não possui nenhuma casa de acolhimento que poderia receber vítimas de violência doméstica.
Como pedir ajuda em caso de violência doméstica e familiar
Em casos de violência doméstica e familiar contra mulher no estado do Rio Grande do Sul, entre em contato com um serviço de atendimento.
Brigada Militar – Disque 190
Se a violência estiver acontecendo, a vítima ou qualquer outra pessoa deverá telefonar imediatamente para o 190 a fim de que a Brigada Militar se desloque até o local do fato para prestar socorro.
Polícia Civil
Se a violência já aconteceu, a vítima deverá ir, preferencialmente à Delegacia da Mulher, onde houver, ou a qualquer Delegacia de Polícia para fazer o Boletim de Ocorrência e solicitar as medidas protetivas. Veja as delegacias especializadas de atendimento à mulher.
Delegacia Online
A delegaciaonline.rs.gov.br é uma plataforma digital criada pela Polícia Civil do RS onde as vítimas podem relatar as agressões sofridas sem ter que ir até a delegacia e que também facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência.
Central de Atendimento à Mulher 24 Horas – Disque 180
A Central funciona diariamente, 24h por dia, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela). Recebe denúncias ou relatos de violência contra a mulher, reclamações sobre os serviços de rede, orienta sobre direitos e acerca dos locais onde a vítima pode receber atendimento. A denúncia será investigada e a vítima receberá atendimento necessário, inclusive medidas protetivas, se for o caso. A denúncia pode ser anônima.
Defensoria Pública – Disque 0800-644-5556
Para orientação quanto aos seus direitos e deveres, a vítima poderá procurar a Defensoria Pública, na sua cidade ou, se for o caso, consultar advogado(a).
Centros de Referência de Atendimento à Mulher
Espaços de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. Confira aqui a lista dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher.