Search
[adsforwp-group id="156022"]

Reunião entre Prefeitura e Corsan define que a Barragem do Incra será aberta para suprir seca do Rio Gravataí

img_58466_foto_1.jpg

Em uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (06), entre a Prefeitura de Gravataí e a Corsan ficou definido que a barragem do Incra localizada em viamão, será aberta para suprir a baixa do nível do Rio Gravataí. Além da construção de uma microbarragem juzante a da área de captação. As obras devem começar na próxima semana e devem durar entre 3 e 5 dias. Segundo o monitoramento da Estação de Tratamento de Água, o Rio Gravataí, está com o nível crítico na bomba de captação com apenas 26 centímetros. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, o nível abaixo de 50 centímetros, já é considerado estado crítico. Com a possibilidade de desabastecimento de água que afetaria até 150 mil pessoas, o prefeito do município Luiz Zaffalon, convocou uma reunião com o diretor de operações Milton Cordeiro, da Corsan, para tratar de medidas emergenciais. 

Na pauta estavam as duas possibilidades: A primeira seria a abertura de uma barragem do Incra, que fica localizado ao lado de Viamão, divisa com Gravataí.  A segunda seria uma transposição de água de açudes próximos a região. A suspensão de captação de água distinta para o abastecimento humano ocorre desde o dia 24 de dezembro do ano passado.

O Prefeito comemorou a reunião de hoje e diz que as medidas devem manter a situação estável:

– “A reunião foi boa, a Corsan prometeu que irá fazer isso, e isso traz um pouco mais de tranquilidade para a população. Além das medidas que estamos tomando junto com a Guarda Municipal, fiscalizando com as viaturas nos postos de gasolina e postos de lavagem para evitar o desperdício. A hora é de economizar a água”.

A Corsan emitiu uma nota reiterando que não há risco de abastecimento no momento:

“Os próximos desdobramentos dependerão do volume de chuvas e do uso responsável da água pela população. A Corsan sugere atitudes como:

– Tome banhos curtos, de preferência abrindo a água do chuveiro somente para o enxágue.

– O mesmo cuidado deve ser observado ao escovar os dentes.

– Molhe as plantas com regador, e opte por fazer essa tarefa no início da manhã ou no final da tarde, para assim diminuir a evaporação.

– Evite lavar a calçada, e, caso seja necessário em alguma área específica, use balde e vassoura.

– Não lave o carro com mangueira, utilize balde e esponja para controlar a quantidade de água

– Fique atento a vazamentos em canalizações, torneiras e descargas, e, se for o caso, conserte-os com urgência.

– Se tiver máquinas de lavar roupa ou louça, utilize na carga máxima.

– Converse com pessoas de todas as idades sobre esse tema e ajude a ampliar a consciência sobre o nosso consumo da água.”