Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cursos promovem a valorização do homem rural

img_5860_foto_1.jpg

No ano de 2015, mais de 200 profissionais do meio rural participaram de cursos de capacitações diversos. A iniciativa é uma grande parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, Sindicato Rural de Camaquã e Associação dos Arrozeiros de Camaquã que visa trazer mais conhecimento a quem trabalha diariamente nas propriedades. Os encontros têm como objetivo central não só a capacitação em si, mas a valorização do homem do campo, conforme explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Vilmar Ferreira: “Este conhecimento transforma a vida das pessoas que, com a profissionalização, passam a trabalhar melhor, o que reflete inclusive no aumento da autoestima dos participantes”.

Ao todo, foram 23 cursos ministrados pelo Senar/RS neste ano. Destes, houve grande procura pelos cursos de NR-31 Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos e de Tratores Agrícolas, ambos formaram quatro turmas cada. Nas capacitações de NR-33 Segurança nos Espaços Confinados para Trabalhadores Autorizados e Vigia no Meio Rural, NR-35 Segurança nos Trabalhos em Altura no Meio Rural e de Eletricista Rural, cada uma com duas turmas capacitadas atraíram os alunos pela forma como a teoria foi praticada no momento de utilizar os conhecimentos adquiridos na parte prática. O presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, Celso Bartz, aprova a iniciativa e afirma que a entidade instiga os produtores para que se qualifiquem e usufruam destas oportunidades.

Outros temas que trouxeram importante formação aos cursistas foram os de Operador de Tratores Agrícolas, Gestão Rural Módulo 1, Secagem e Armazenamento de Grãos, Regulagem e Manutenção de Colheitadeiras, Cultivo e Manejo de Erva Mate, Cultura da Videira e Operação e Manutenção de Motosserras.

Para o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Carlos Dorneles, este aperfeiçoamento é fundamental. “Temos como objetivo aprimorar os profissionais do meio rural e proporcionar opções de cursos voltadas às necessidades dos produtores e trabalhadores do meio rural”, afirma.

Os cursos são gratuitos e para o ano de 2016 já existe uma programação na qual novos assuntos devem ser abordados e podem ser sugeridos pelo público. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones: (51) 3671-1623, 9857-8122, das 8h às 14h, com Vilmar ou Denyson.