Search
[adsforwp-group id="156022"]

Quarta-feira será de sol e de temperaturas amenas

img_5884_foto_1.jpg

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas o dia terá nebulosidade ainda em algumas áreas, notadamente do Centro, Leste e do Sul do Estado. Vento que sopra do mar traz umidade que, ao encontrar as elevações da Metade Norte, favorece a formação de nuvens.

Algumas cidades devem ter manhã de céu encoberto, mas o sol aparece à tarde. Não se pode afastar chuva localizada, especialmente do Centro para o Norte. Será mais um dia agradável na maioria das áreas, mas faz calor no Oeste e no Noroeste. O vento sopra fraco a moderado com rajadas em alguns momentos.

As mínimas rondam os 14°C em São José dos Ausentes e Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 25°C.

A terça-feira foi mais um dia de temperatura muito amena numa época do ano em que o Rio Grande do Sul já deveria estar experimentando jornadas de calor. Cidades da fronteira com o Uruguai amanheceram com marcas ao redor dos 10ºC, quando a média mínima histórica da região para esta época do ano é de 15ºC a 16ºC.

Nos últimos 55 dias, entre 1º de outubro e 24 de novembro, Porto Alegre teve somente cinco dias com máximas acima de 30ºC na estação do bairro Jardim Botânico. No último agosto, mês de inverno, foram nove dias. O mapa com as anomalias de temperatura neste mês de novembro no Brasil até agora reflete a tendência atípica de um novembro atipicamente ameno aqui no Estado.

As projeções dos modelos não indicam nenhum período mais prolongado de calor nos próximos 15 dias. Os dados sinalizam, inclusive, a possibilidade de incursões de massas de ar frio no Rio Grande do Sul em pleno mês de dezembro.