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Após novo decreto, passageiros reclamam de demora em embarque nos ônibus da capital

Divulgação: Pedro Piegas / PMPA
Divulgação: Pedro Piegas / PMPA

O novo decreto assinado pela Prefeitura de Porto Alegre na ultima terça-feira (31), permite que 42 novas linhas de ônibus da capital circulem sem o cobrador, a lei aprovada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 2021 entrou em vigor em fevereiro de 2022. A nova medida passou a valer a partir da manhã desta sexta-feira (03), em 42 linhas e surpreendeu os passageiros que buscavam o transporte coletivo. A linha 346 – São José seguia atuando com o cobrador em horários de pico pela manhã, já outras linhas estavam atuam sem o cobrador como a linha 395 – Quinta do Portal. A reportagem da Acústica FM acompanhou uma dessas linhas que faz a rota orfanotrófio – 263. De acordo com alguns moradores da região ocorre muita demora no embarque, especialmente nos terminais das linhas. O preço das passagens também é uma reclamação:

– “Está muito ruim sem o cobrador porque demora demais na hora do pique. O problema maior vai ser quando voltar as aulas e o pessoal de férias. Bem dizer a passagem está 5 reais né? Eu gasto muito durante a semana”. Afirmou uma moradora.

Outro problema registrado pela reportagem foi algumas empresas de ônibus circulando com o ar-condicionado desligado. De acordo com a Secretária de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, são atualmente 966 ônibus que compõem a frota com 562 veículos com o sistema de refrigeração. Segundo a Prefeitura as empresas que optarem por deixar o ar-condicionado desligado, serão notificadas e multadas caso seja identificado o descumprimento da regra.

-“Não está fácil pois demora demais. Atrapalha o trabalho do motorista, termina atrapalhando, em vez de ajudar. Tem que pegar a bicicleta e agilizar de outras formas, só o ônibus vai muito dinheiro”. Contou Glimar Conrado, morador que pega o ônibus para trabalhar. 

A prática ocorre desde fevereiro de 2022, quando o quadro de profissionais cobradores reduziu em 34%, A meta da prefeitura é alcançar 50% até o final do ano. O projeto prevê a extinção gradativa dos profissionais para baratear o custo da passagem. O cálculo feito pelas empresas indica que o custo possa reduzir em até R$ 0,25.

A Secretária de Mobilidade Urbana emitiu uma nota afirmando que está estimulando a população a utilizar o cartão TRI e que outras medidas estão sendo estudadas:

A lei que permite a retirada gradual de cobradores foi aprovada na Câmara de Vereadores em 2021. A partir de fevereiro de 2022 o processo iniciou-se e já está em 34%. O critério de escolha para a retirada são aquelas linhas de baixa demanda. Para dar agilidade em relação ao pagamento da passagem, a prefeitura solicitou a ATP alternativas para facilitar o pagamento. Cabe destacar que as catracas eletrônicas já contam com a tecnologia de leitura de Qr Code e que outras medidas estão sendo estudadas. Paralelo a isso, serão intensificadas campanhas para estimular a população a utilizar o cartão TRI, diminuindo assim o uso de dinheiro nos ônibus.