Search
[adsforwp-group id="156022"]

Agricultores de Camaquã conhecem experiências na avicultura colonial

img_5913_foto_1.jpg

No dia 24 de novembro, cerca de 40 agricultores de Camaquã, beneficiários da Chamada da Sustentabilidade, conheceram os municípios de Canguçu e Morro Redondo, onde trocaram experiências sobre a produção de aves e ovos. A excursão é uma das atividades do Programa Municipal de Avicultura Colonial, que é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Inspetoria Veterinária de Camaquã, com a intenção de fomentar a diversificação das propriedades.

As visitas às duas propriedades rurais foram guiadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar e pesquisadores da Embrapa de Pelotas. As famílias produzem ovos coloniais, comercializam diretamente aos consumidores e também produzem e abatem frangos com o consenso da inspeção municipal, além de possuir no rotulo dos produtos o Selo Sabor Gaúcho.

Além das propriedades, os produtores também estiveram na Escola Técnica Estadual de Canguçu, onde foi observada a produção de poedeiras coloniais, o entreposto da escola e a fábrica de ração. O técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Camaquã, André Conceição e a veterinária da Emater/RS-Ascar, Samanta Prunier, acompanharam o grupo e ressaltam a importância da qualidade dos produtos para agregar valor e conquistar mercados, além da viabilidade da atividade em pequenas propriedades, com mão de obra exclusivamente familiar, como forma de diversificar a produção e aumentar a renda da família.