No início do mês de dezembro de 2022, aportou na DECRAB Camaquã um registro de ocorrência relatando o crime de furto abigeato, fato ocorrido na cidade de Tapes, onde um lote de 5 terneiros e terneiras, com faixa de idade entre 0 e 12 meses, estavam sendo apontados como objeto de furto, fato que envolvia dois produtores rurais da cidade de Tapes.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Durante as investigações realizadas por esta Delegacia Especializada, foi adquirido um conjunto probatório bastante robusto, permitindo a identificação da origem destes semoventes, bem como de seu proprietário. Nestas diligências a DECRAB Camaquã concluiu que os 5 animais objetos da investigação não eram furtados.
Com a exigência de uma das partes para a realização de um exame genético a fim de obter uma prova científica, a DECRAB Camaquã solicitou a um médico veterinário a realização de coleta de material dos terneiros e terneiras para comparação com as vacas, sendo encaminhado a um Laboratório no Estado de São Paulo.
O resultado do exame demonstrou que os terneiros e terneiros são filhos das vacas apontadas como mães, não havendo dúvidas quanto a origem destes semoventes e consequentemente a quem pertenciam de fato. O resultado do exame de DNA veio a ratificar as diligências e o conjunto probatório produzido pela DECRAB Camaquã.
O Inquérito Policial referente a “Operação DNA” foi concluso e remetido a justiça de Tapes, ficando comprovado que os semoventes não eram objeto de furto.