Search
[adsforwp-group id="156022"]

Em carta à Unesco, Lula defende regulação das plataformas digitais

Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O presidente Lula defendeu, nesta quarta-feira, a regulação das plataformas digitais, como Facebook, Whatsapp e o Google, com transparência e participação social.Uma carta do presidente foi lida na abertura da conferência global “Por Uma Internet Confiável”, realizada pela Unesco em sua sede em Paris, na França.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

O evento da Unesco, que vai até esta esta quinta-feira, busca discutir as ameaças à integridade da informação e da liberdade de expressão nas plataformas de redes sociais e conta com a participação de diversos governos, especialistas e da sociedade civil.

Lula afirmou que o ambiente digital acarretou a “concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países”, trazendo riscos para a democracia.

O presidente lembrou que os atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro, foram estimulados e organizados nas redes sociais.

Para Lula, uma regulação das plataformas digitais deve garantir a liberdade de expressão e também o direito de a sociedade receber informações confiáveis.

Olivia Bandeira, da Coordenação do Coletivo Intervozes, está representando a sociedade civil brasileira na Conferência da Unesco. Ela avalia que a discussão deve ser aprofundada para a construção da regulação, inclusive no Brasil.

Olívia Bandeira destaca que a discussão é importante no processo de regulamentação que promova plataformas digitais plurais e democráticas com a retomada, por exemplo, dos debates sobre o PL-2630 no Congresso Nacional, que busca combater à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais.