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Autoridades políticas se mobilizam contra instalação de pedágios e cobram duplicação de rodovias na região

Foto: Valério Weege/Acustica FM
Foto: Valério Weege/Acustica FM

Autoridades políticas estiveram mobilizadas
contra instalação de pedágios e cobrança de duplicação de rodovias em audiência pública em Guaíba. O evento que ocorreu na noite desta segunda-feira (27) ouviu
especialistas e articulou estratégias para pressionar a transparência e agilidade
do Governo Federal.

A reportagem da Acústica FM, presente
no local, ouviu posicionamentos de diferentes vozes da política gaúcha. “Desatenção
com infraestrutura impede desenvolvimento econômico da região, dificultando acesso
a mobilidade urbana”, afirma prefeito
de Guaíba, Marcelo Maranata.

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“Governo federal quer fazer caixa
e não simplesmente duplicar a rodovia”, critica deputado estadual Marcus
Vinicius em audiência pública em Guaíba. Em entrevista ele defendeu uma proposta
de projeto Alemão, privado, com prazo de conclusão.

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O superintendente Regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan
Pinheiro da Silva, detalhou
as ações das obras da BR-290 e BR-116 em
2023.

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Deputado estadual Luiz Marenco
(PDT) acredita que pressão de autoridades políticas podem ajudar no avanço das
obras de duplicação em rodovias gaúchas. Parlamentar apoiou audiência pública
contra instalação de pedágios na região em Guaíba. 

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Em discurso na audiência pública do “Movimento contra o pedágio e a favor da duplicação da BR 290”, deputado federal Pompeo de Mattos critica valores das praças e cobra transparência da ANTT.

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A nova concessão prevê 13 novas praças de pedágios em rodovias federais além do aumento de valores cobrados para os motoristas que utilizam as estradas. Em 2022, prefeitos da região estiveram em Brasília, pressionando autoridades federais para discutir alternativas viáveis em relação ao projeto. 

Conforme apurado por GZH na coluna de Jocimar Farina, o Rio Grande do Sul chegará a ter cobrança em 46 pontos. A BR-116 que liga Porto Alegre ao Sul do Estado, é composta de três pedágios atualmente, porém ocorre a previsão de instalação de mais cinco com a nova concessão. 

Desde o ano de 2020, a concessionária tenta aumentar os valores cobrados, mas acaba impedida mediante as contestações que são apresentadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão contesta cláusulas existentes no contrato de concessão e isso tem impedido que os valores sejam reajustados.

O aumento atinge as praças do Cristal, Pavão, Glória, Capão Seco e Retiro.

A audiência é promovida pela Associação das Câmaras da Região Carbonífera (ACVERC), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (ASMURC) e– Associação dos Municípios da Costa Doce (ACOSTADOCE) com apoio da ABUR e outras entidades participantes.


Duplicação na BR-290

A BR-290, nomeada em 1970 como “Rodovia Oswaldo Aranha”, é uma das mais importantes do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, com 726 km de extensão, e liga o Litoral Centro-Norte até a fronteira com a Argentina.

O trecho entre o início da rodovia, da BR-101 até Porto Alegre é conhecido como Freeway. Entre a capital e o município de Guaíba ocorre a sobreposição com a BR-116. Após esse trecho, a rodovia passa por Pantano Grande, Cachoeira do Sul, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete até chegar a Uruguaiana.

Movimento Duplica Já BR-290

movimento Duplica Já BR-290, começou em 2018, com um ato na localidade do Piquiri, às margens da BR-290, em Cachoeira do Sul, visando cobrar os governos estadual e federal pela retomada das obras de duplicação da rodovia.

A manifestação contou com a representação da ABUR, com políticos da região, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de cidades atendidas pela rodovia, entidades empresariais e de transporte. Desde então, vários grupos têm se envolvido na luta, que só acabará quando BR 290 estiver duplicada, segura e com qualidade.