Trabalhar com aquilo que gosta, realizar o sonho de
empreender e contribuir diretamente para o sustento familiar e a geração de
renda. Esses são alguns dos itens que compõem o perfil da mulher empreendedora
no Rio Grande do Sul, conforme aponta o Sebrae RS. Seja para o desenvolvimento
dos negócios voltados para públicos específicos, nichos ou mercado de massa
encontrados dentro da temática empreendedorismo social, as gaúchas têm cada vez
mais presença nos ambientes das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e dos
Microempreendedores Individuais (MEI).
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Segundo dados levantados pelo Sebrae RS, 89% das
empreendedoras estruturam sozinhas as suas empresas ou o fazem com a ajuda de
familiares. Demonstrando maturidade na gestão do negócio, 70% não utilizam
crédito e, quando o fazem, 78% doa aporte solicitado é investido para
implementações e melhorias do próprio negócio. Ainda segunda a pesquisa, 55%
dos negócios geridos por mulheres são recentes (menos de cinco anos de
atividades)
“Por uma questão de comportamento e perfil, as mulheres
empreendedoras agregam de forma significativa no mercado de trabalho. Geram
ciclos de melhoria e valor que impactam não somente o negócio em si, mas também
suas comunidades, e no apoio a outras mulheres. Frente aos desafios encontrados
é uma força que cada vez mais precisa ser estimulada, para que sigamos
ampliando espaços e contribuindo para economia e comportamento da sociedade”,
avalia a Coordenadora do Projeto Sebrae Delas no Sebrae RS, Susana Stroher.
Pesquisa Mulher Empreendedora no Rio Grande do Sul
Idade
● 40-44 anos (18%)
● 35-39 anos (17%)
● 45-49 anos (15%)
● 50-54 anos (12%)
● 30-34 anos (12%)
Identificação Racial
● Branca (85%)
● Parda (7%)
● Preta (6%)
Escolaridade
●
Pós-graduação/mestrado/doutorado (34%)
● Superior
completo (29%)
● Superior
Incompleto (19%)
Responsabilidade pelo Sustento
● Divide as
despesas e responsabilidades com o cônjuge (50%)
● É responsável de
forma independente (27%)
Filhos
● Possui (77%) –
com média de 2 filhos
● Não possui (23%)
Setor da atividade empreendedora
● Serviços (49%)
● Comércio (43%)
● Indústria e
agronegócio (8%)
Motivação para empreender (questão aberta)
● Oportunidade
para trabalhar com o que gosta (46%)
● Sonho de
empreender (30%)
● Oportunidade de
negócio (25%)
● Flexibilidade de
horário (21%)
● Complementar
renda familiar (18%)
Ainda sobre o tema, a última pesquisa Global
Entrepreneurship Monitor (GEM) conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade
e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae RS, indicou que a cada 100
novos negócios que surgem no Estado, 43 são geridos por mulheres.