Search

Justiça condena dupla a mais de 13 anos de prisão por assassinato de empresário em cidade gaúcha

Dois réus denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em São Marcos foram condenados nesta terça-feira, 7 de março, pelo assassinato do empresário Ivosmar Cardoso. Leandro André Renon (mandante) e Fábio Júnior Pereira Borges (executor) foram condenados por homicídio duplamente qualificado a 14 anos e 13 anos e 6 meses de reclusão, respectivamente.

Foto: MPRS

Conforme o promotor de Justiça Evandro Lobato Kaltbach, que atuou em plenário, o crime ocorreu em 15 de dezembro de 2014, por volta das 20h10, no Centro de São Marcos. Ivosmar foi executado a tiros dentro de um carro estacionado no pátio da casa da então namorada. A vítima morreu enquanto recebia atendimento médico. O crime foi encomendado por Leandro, pois ele estava inconformado com o fim de seu casamento e com o relacionamento amoroso da ex-companheira com a vítima. Por isso contratou Fábio, que utilizou um revólver calibre .38 para cometer o crime.

Na denúncia, o promotor explica que os réus, “em conjugação de esforços e comunhão de vontades, utilizando um automóvel de cor prata, conduzido pelo denunciado Leandro”, foram até as imediações da residência da namorada da vítima. Fábio desembarcou, se escondeu em um matagal e ficou aguardando, de tocaia, a chegada do empresário. Enquanto isso, Leandro estacionava o carro mais adiante. Quando o alvo da emboscada chegou, Fábio saiu de seu esconderijo, foi correndo até Ivosmar e efetuou, de surpresa, dois disparos contra sua cabeça antes que ele desembarcasse do automóvel. “O crime gerou grande repercussão na comunidade. O julgamento do caso era esperado há mais de oito anos. Já interpomos recurso para redimensionamento da pena aplicada, visando aumentá-la”, disse o promotor.