Search
[adsforwp-group id="156022"]

Quem são as 11 mulheres gaúchas homenageadas pela Assembleia Legislativa

Fotos: Paulo Garcia
Fotos: Paulo Garcia
A Assembleia Legislativa fez a entrega, durante a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, nesta tarde (8), do Troféu Mulher Cidadã 2023. Todas as indicações foram feitas pelas 11 deputadas estaduais, em nome de suas bancadas. Na sessão solene, presidida pela deputada Delegada Nadine (PSDB), as parlamentares homenagearam a trajetória das indicadas durante suas manifestações na tribuna.
 
Instituído em 1997 e alterado em 2021, quando a organização ficou a cargo da Procuradoria Especial da Mulher, o troféu distingue personalidades femininas que se destacaram na sociedade rio-grandense por relevantes serviços prestados em sete diferentes categorias. Nos anos em que o número de deputadas for superior a sete, serão concedidos troféus para áreas “ad-hoc”, além das sete distinções.
 
Confira as agraciadas:
 
Defesa dos direitos da mulher e combate à violência contra a mulher
Geovana de Ernesto dos Santos, dona de casa, escritora, palestrante, coordenadora da Escola Ester e presidente da Associação Filadélfia, que trabalha no combate e prevenção da drogadição. Também é idealizadora do #Manas, que atua diretamente no cuidado e resgate de mulheres em diferentes tipos de vulnerabilidade. Atua há mais de 20 anos no aconselhamento e mediação de conflitos. Em 2023, se forma em Psicanálise, com especialização em Neuropsicanálise.
 
Educação da mulher
Sandra Fátima Batista de Deus, professora e pesquisadora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS,mestre em Extensão Rural, especialista em Pensamento Político Brasileiro e graduada em Jornalismo pela UFSM. Foi pró-reitora de Extensão da UFRGS entre setembro de 2008 e setembro de 2020 e secretária de Comunicação da Universidade entre 2004 e 2008. Presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras em 2012 e 2013.
 
Promoção da participação política da mulher
Dileta de Vargas Pavão das Chagas, natural de Sertão e residente em Ibirubá, é técnica de Enfermagem. Por 20 anos, ficou a frente da Coordenadoria do setor de consultas, exames e agendamentos de viagens na Secretaria de Saúde de Ibirubá. Foi candidata a vereadora em 2004, 2008, 2012, ficando na suplência, e, em 2016, quando se elegeu. Presidiu o Legislativo Ibirubense em 2017 e, no ano seguinte, assumiu como secretária da Saúde, permanecendo por dois anos no cargo. Em 2020, reelegeu-se vereadora e, em 2021, assumiu como vice-presidente da Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Jacuí.
 
Profissionalização e geração de trabalho e renda para a mulher
Adriana da Silva Cunha, fundadora da Associação Unidos Terceirizados, quando era servidora terceirizada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a empresa responsável pela contratação das servidoras da limpeza negava-se a pagar direitos trabalhistas. Desde então, atua em defesa dos trabalhadores terceirizados, oferecendo suporte político e judicial para os trabalhadores e trabalhadoras e dando suporte para que elas se organizem e lutem. Ela trabalha como faxineira, é filha de uma empregada doméstica com um pedreiro, mãe de 4 filhos e moradora de uma ocupação.
 
Atividade comunitária em prol da mulher
Anacarla Oliveira, natural de Bagé, professora formada em Letras, com pós-graduação em Educação e aspectos metodológicos, com especializações na área da dança-educação. É produtora artística de espetáculos de dança, educadora do corpo e movimento; professora, coreógrafa e sócia proprietária da Bio Center Centro de Danças. Criou e coordenou projetos de dança na periferia e criou e coordena até hoje o Dança Bagé, que este ano terá sua 19ª edição. Foi secretária de Cultura e Turismo de Bagé durante dois anos, presidente do Conselho Municipal de Políticas culturais e diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne. Atualmente, é coordenadora-geral de eventos e diretora do Instituto Municipal de Belas Artes Prof. Rita Jobim Vasconsellos.
 
Mulher na cultura
Roberta Corrêa Pereira, natural de Cachoeira do Sul-RS e radicada em Santa Cruz do Sul, é jornalista formada pela Unisc, é pós-graduada e tem MBA em Marketing Estratégico. Sua trajetória na área cultural iniciou na Unisc, em 1996, onde foi assessora para Projetos Especiais, formatando projetos e captando recursos para ações culturais. Na época, presidiu a Associação Pró-Cultura por quatro anos, desenvolvendo inúmeros projetos culturais, exposições, eventos musicais e captação de recursos para manutenção da Casa das Artes Regina Simonis. Foi presidente da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul em 2021 e 2022. Desde 2004, é diretora do Sesc Santa Cruz do Sul.
 
Mulher na comunicação
Fernanda Carvalho, jornalista gaúcha formada em Brasília e ativista do movimento negro. Por três anos, apresentou o Nação, programa premiado sobre história e cultura negra, produzido pela TVE/RS e transmitido em rede nacional pela TV Brasil. Foi âncora do telejornal Panorama, também na TVE. Em 2016, esteve na lista de 20 jornalistas negros influentes nas mais diversas áreas, pelo portal Marfim Rosa. É criadora da página Em Negritto, com conteúdo sobre negritude e feminismo negro. Atualmente, é repórter na RBS TV, afiliada da Rede Globo no RS, nos telejornais Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias, além de fazer parte da equipe de apresentadores do RBS Notícias.
 
Políticas públicas de enfrentamento às violências contra a mulher
Cristiane Machado Pires Ramos, delegada de Polícia do Estado desde 2013. Cursou Direito na UFSM, tem pós-graduação em Enfrentamento à Violência Contra a Mulher pela Universidade Federal de Goiás e mestrado em Segurança Cidadã da UFRGS com foco em prevenção ao Feminicídio. Foi titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de 2019 a 2022. Entre 202o e 2022, foi vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso do RS e, atualmente, é diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis e titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre. É responsável pela coordenação técnica-operacional das 21 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Estado e das 60 Salas das Margaridas. Coordena no Estado as Operações Nacionais de Combate à Violência Contra a Mulher. Representa a Polícia Civil no Comitê “EmFrente, Mulher”, do governo do Estado do RS. No Comitê, atua também como líder do Projeto Monitoramento do Agressor focado no uso de tecnologias para dar maior efetividade a Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha e prevenir Feminicídios.
 
Mulher sindicalista
Miriam Cabreira, engenheira mecânica, é a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul desde a fundação da entidade, em 1963. Eleita em dia 17 de dezembro 2021, com a chapa Unidade Petroleira, apoiada pela Federação Única dos Petroleiros, que venceu a eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal do Sindipetro-RS, para o triênio 2022-2025. Trabalhadora concursada desde 2007, é técnica de Operação do Craqueamento da Refap, em Canoas, e atua no movimento sindical há onze anos. Faz parte da Jornada Plussindical Feminista e do Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras.
 
Inclusão social
Patrícia Lisboa da Rosa, servidora da Prefeitura de Gravataí há 14 anos, é deficiente visual desde os dois anos de idade, por um erro médico. Atua pela inclusão das pessoas com deficiência e uma sociedade mais igualitária. Em 2016, assumiu a presidência da Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí, permanecendo até 2022. Ainda integrante da instituição, auxilia as pessoas com deficiência visual a se reabilitarem na sociedade. Em 2022, formou-se em bacharel em Direito, na primeira solenidade totalmente acessível do Brasil, e assumiu como secretária substituta de Governança e Comunicação Social de Gravataí, pasta em que atua há oito anos na Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
 
Jovem empreendedora
Flávia Carlesso, residente em Alvorada, vem de uma família de empreendedores e comerciantes da cidade. Formada em Fisioterapia pela PUCRS, em 2016, tem pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional também pela PUCRS e MBA em Cosmetologia Clínica e Estética. Atuo em Alvorada desde 2019, primeiro com consultório particular e, em 2021, como sócia da clínica Carlesso Espaço Saúde junto a irmã, Fernanda Carlesso, dentista. Atua também, de forma voluntária, na Rede do Bem, ONG que executa diversas campanhas sociais.