Search
[adsforwp-group id="156022"]

Assembleia Legislativa instala Comissão para avaliar sistema estadual de combate à escravidão

Foto: Rodrigo Rodrigues
Foto: Rodrigo Rodrigues

No início da tarde desta quinta-feira (16), o presidente da ALRS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), instalou a Comissão de Representação Externa com o objetivo de avaliar as condições de funcionamento do sistema estadual de combate à escravidão e às suas formas análogas a partir da operação na Serra gaúcha. O órgão temporário, que terá 30 dias de funcionamento, foi aprovado por unanimidade em plenário na última terça-feira (14) e será coordenado pelo deputado Matheus Gomes (PSOL).

Matheus explicou que o objetivo é posicionar o Legislativo gaúcho frente ao tema. O parlamentar lembrou que, há dez anos, o RS construiu um planejamento para combater o trabalho análogo à escravidão, mas infelizmente, a partir do episódio na Serra gaúcha, se verifica que esse planejamento não se desenvolveu como deveria. “Foi o maior número de resgates de trabalhadores desde que se construiu esse conceito de trabalho análogo à escravidão”, registrou. Ele ainda enfatizou que as atividades da comissão serão realizadas em conjunto e ouvindo os demais poderes e órgãos públicos, as instituições e a sociedade civil.

Zanchin desejou bom trabalho aos parlamentares e disse confiar no trabalho a ser realizado pela comissão. “Que a Casa possa apresentar sugestões de avanços nessas relações de trabalho”, destacou.

Além de Matheus, participaram da solenidade a deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) e os deputados Guilherme Pasin (PP) e Delegado Zucco (Republicanos), integrantes da comissão de representação externa instalada; e o deputado Professor Cláudio Branchieri (Podemos). Também faz parte da comissão o deputado Carlos Búrigo (MDB).