Search
[adsforwp-group id="156022"]

Solo bem cuidado na produção de hortaliças é apresentado na Expoagro Afubra

Foto: Lula Helfer/Afubra
Foto: Lula Helfer/Afubra

O resultado do cultivo de hortaliças com uso de técnicas de conservação do solo como plantio direto e irrigação com gotejamento pode ser visto na Horta da Afubra (lado Norte do Parque). A exposição mostra a aplicação de diversos métodos de produção como cultivo protegido de hortaliças, plantio em área externa e diversas tecnologias de cultivo.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

São plantações de tomates enxertado e por sementes e hortaliças como alface, salsinha, cenoura, beterraba, brócolis e outras. Também há lavouras demonstrativas de plantas bioativas: capim-limão, dois tipos de alecrim, menta e lavanda.

Conforme o técnico agrícola Carlos Alexandre Marques da Roza, encarregado de produção do Centro de Difusão agropecuária (CDA) da Afubra, as técnicas de Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH) apresentam vantagens como redução da evaporação e escoamento superficial e regula a temperatura do solo. “Também proporciona maior ação biológica no solo, minimiza os efeitos erosivos e diminui a dependência de insumos químicos”, explica. Há ainda maior infiltração e retenção de água, melhorando a estrutura do solo e gerando maior conforto para as plantas”, acrescenta.

No local da horta, a preparação do terreno recebe atenção o ano inteiro. “É feita a cobertura de inverno com aveia e cobertura de verão com milheto”, conta Carlos da Roza. E as mudas de hortaliças são plantadas sobre a palhada e recebem irrigação por gotejamento. Na Expoagro Afubra, os produtores podem conhecer ainda o sistema de irrigação por gotejamento a partir de cisterna implantada no local e a compostagem.

ORIENTAÇÕES PARA A HORTA

O local deve ser bem planejado para o bom aproveitamento dos recursos disponíveis.

– A maioria das hortaliças se adapta melhor no sistema de canteiros, o que proporciona uma condição ideal para desenvolvimento das raízes.

 – Na adubação, o recomendado é usar compostos orgânicos disponíveis na propriedade ou provenientes de compostagem.

– Na irrigação, o mais recomendado é o gotejamento, pois isso evita molhar as folhas e, consequentemente, reduz a incidência de doenças, além de economizar água.

– É possível captar água da chuva para a irrigação.

– Para o controle de pragas e doenças, é importante o trabalho preventivo porque inicia pela nutrição das plantas.