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Exportações brasileiras de carne de frango alcançam 514,6 mil toneladas em março

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A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa
que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os
produtos, entre in natura e processados) totalizaram 514,6 mil toneladas em
março. O volume supera em 22,9% o total embarcado no mesmo período de 2022,
quando foram embarcadas 418,8 mil toneladas.

Com isso, o resultado das vendas no último mês alcançou US$
980,5 milhões, valor 27,2% superior ao registrado no mesmo período do ano
passado, com US$ 771,7 milhões.

No acumulado do primeiro trimestre, os embarques de proteína
animal avícola alcançaram 1,314 milhão de toneladas, volume 15,1% superior ao
exportado no mesmo período de 2022, com 1,142 milhão de toneladas.  

Em receita, o resultado dos primeiros três meses foi 25,5%
maior, com US$ 2,573 bilhões entre janeiro e março deste ano, contra US$ 2,051
bilhões no mesmo período do ano passado.

 

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“Houve um incremento generalizado nas compras dos maiores
destinos de exportações, em um momento em que o Brasil estava preparado do
ponto de vista da oferta. Uma soma de fatores influenciou o comportamento atípico
das vendas internacionais de carne de frango no mês, como, por exemplo, parte
dos embarques atrasados de fevereiro. Além disso, este é um período em que,
tradicionalmente, há uma aceleração dos embarques, dentro da programação das
vendas para o verão do Hemisfério Norte. O ambiente de diminuição da oferta de
produtos em algumas regiões, em consequência do aumento de custo de grãos e de
energia, juntamente com os focos de Influenza Aviária no mundo, favoreceu a
antecipação de compras por determinados destinos importadores”, avalia o
presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Principais destinos — Entre os principais destinos, a China
liderou as importações, com 187,9 mil toneladas embarcadas no primeiro
trimestre, volume 24,5% superior ao mesmo período de 2022. Outros destaques
foram Arábia Saudita, com 96 mil toneladas (+69,9%), União Europeia, com 62,2
mil toneladas (+24,1%), e Coreia do Sul, com 50,9 mil toneladas (+43,7%).

“Há um contexto de mercado que favorece os números recordes
para o mercado chinês. A retomada dos níveis de consumo com o fim das
restrições à circulação de pessoas se soma à queda nos níveis de alojamento de
aves nas granjas comerciais chinesas, gerando aumento da demanda pela
importação de carne de frango do Brasil. Ao mesmo tempo, outros mercados de
relevância, como União Europeia, Reino Unido e Coreia do Sul, também aumentaram
as compras, em um movimento que deverá se manter nestes destinos nos próximos
meses. Destaque para o Iraque, que estava com compras paralisadas desde meados
de 2022 e agora está posicionado entre os principais destinos do produto
brasileiro”, analisa o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.