Search
[adsforwp-group id="156022"]

Número de homicídios volta a crescer no RS; feminicídios caem

Divulgação SSP
Divulgação SSP

O Rio Grande do Sul teve aumento no número de homicídios registrados no mês de abril deste ano, na comparação com o mesmo período em 2022. Outros dois crimes violentos, feminicídios e latrocínios, tiveram queda no mesmo período. 

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).O número de homicídios subiu de 123, em abril do ano passado, para 137 neste ano, um aumento de 11,4% no Estado. Considerando apenas os números de Porto Alegre, o crime teve queda de 7,7%, recuando de 26 para 24 nos mesmos períodos. 

Os indicadores de feminicídio registraram o menor número da série histórica para o mês de abril no Rio Grande do Sul, igualando a marca de 2012, quando o crime passou a ser computado no balanço. No último mês, foram cinco casos, contra 10 em igual período de 2022, totalizando queda de 50%. 

No acumulado de janeiro a abril, a redução foi de 23,7%: foram 29 ocorrências contra 38 no mesmo período do ano passado. 

“É resultado de ações Integradas das forças policiais, de um aumento da pressão operacional e nas atividades de investigação da polícia civil com cumprimento de mandados de busca e apreensão. A redução do índice ocorre também por ações de inteligência pelas ações preventivas ostensivas de parte da Brigada Militar”, observou o secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron 

Em abril, os indicadores de latrocínio também diminuíram 50% no Estado. No mês passado, foram registradas quatro ocorrências contra oito em abril de 2022. Além disso, pela primeira vez, Porto Alegre fechou um mês de abril sem uma ocorrência deste crime.