Search
[adsforwp-group id="156022"]

Cantor nativista Luiz Carlos Borges morre aos 70 anos

Foto: Redes Sociais/Divulgação.
Foto: Redes Sociais/Divulgação.

Morreu nesta quarta-feira (10) um dos maiores nomes da música regional gaúcha, o cantor Luiz Carlos Borges morreu aos 70 anos. O artista enfrentava problemas de aneurisma de aorta. 

A despedida acontece aberta ao público no Theatro São Pedro entre das 9h e 18h.  Ele deixa esposa e cinco filhos, além de netos, genros, sobrinhos e irmãos.


O cantor, compositor e acordeonista iniciou sua carreira aos nove anos de idade no conjunto Irmãos Borges, na região missioneira do Rio Grande do Sul, com quem gravou seus três primeiros discos. Sua carreira solo iniciou a partir do sucesso com a composição “Tropa de Osso”, premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, festival que dá início ao movimento musical que revolucionou a música gaúcha a partir da década de 70.

Borges era formado em Música e em sua trajetória profissional, assumiu cargos como assessor de Cultura e Turismo das cidades de São Borja e Santa Maria. Em 1983, como Secretário de Cultura, idealizou e desenvolveu o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo em Santa Rosa. 

No ano de 1992, lançou seu 1º CD Internacional “Gaúcho Rider”, e iniciou o ano cumprindo uma agenda de 14 Shows pela Europa, em países como: Alemanha, Áustria, Itália, Eslovênia, Suíça e Polônia.


<a href="http://”>

Com mais de 55 anos de carreira e 35 discos gravados, Luiz Carlos Borges era considerado Embaixador Cultural do Rio Grande do Sul e seguiu investindo na renovação da música regional do Sul do país. Seus mais recentes trabalhos são os discos Jaguaretês – Luiz Carlos Borges canta Telmo de Lima Freitas, lançado em 2018; o EP digital instrumental Rio Infinito Lado A, acompanhado de Yuri Menezes ao violão, lançado em 2020; e o disco Cosade Hermanos, lançado no início de 2021 na argentina, um projeto em parceria com Yamandu Costa e Rudi y Nini Flores.


Artistas, entidades gaúchas e autoridades se despedem do artista através de publicações nas redes sociais, o governador Eduardo Leite também lamentou a perda:

<a href="http://

O tradicionalismo e a cultura gaúcha perdem hoje um de seus representantes de maior talento. O silêncio na gaita de @lcborgesoficial entristece todas as querências, mas a poesia em sua música seguirá sempre viva nos quatro cantos do Rio Grande. Meu abraço à família, amigos e fãs.

— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 11, 2023 “>