O IBGE confirmou para este domingo, 28 de maio, o encerramento da coleta de informações em campo e de apuração do Censo 2022 e garantiu que os dados definitivos da população brasileira serão divulgados em 28 de junho.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Ao participar de reunião com demógrafos e estatísticos do Brasil e de vários outros países, na última semana, o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo admitiu erros e acertos desde o início da realização do Censo, em 1º de agosto do ano passado.
Mas, citou como positivo o uso da tecnologia e como bem-sucedidas as ações de mobilização, como a Favela no Mapa e o Condomínio no Mapa, convocando os residentes dessas áreas a responder os questionários e que ajudaram a reduzir para até 4,5% a recusa da população ao Censo.
O IBGE também teve problemas com a contratação, pagamento e manutenção de recenseadores atuando no trabalho de campo. Isso provocou o adiamento por diversas vezes da divulgação das informações.
De acordo com o instituto, até o dia 25 de dezembro, haviam sido contados 207 milhões 750 mil e 291 brasileiros, a maior parte – 87 milhões 348 mil 223 – concentrados na região sudeste. Destes, mais da metade, 46 milhões 24 mil 937 no estado de São Paulo.