Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sábado será de sol e calor no Estado

img_6133_foto_1.jpg

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado. Algumas áreas ao Sul e Leste do Estado devem ter períodos com céu claro, mas nuvens se farão presentes na maioria das regiões no decorrer do dia. Áreas de instabilidade sobre o Paraguai podem provocar chuva em pontos do Noroeste ainda de manhã, mas em horas da tarde para a noite o calor traz pancadas isoladas de chuva de verão. 

O começo da manhã é agradável, mas esquenta rápido. A tarde será de forte calor com máximas acima de 30ºC em quase todo o Estado. 

As mínimas rondam os 16°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem alcançar 34°C em Santa Cruz. Em Camaquã, os termômetros variam entre 24°C e 32°C. 

Este sábado é de sol no Rio Grande do Sul, mas o calor do período da tarde vai formar nuvens carregadas que podem provocar chuva isolada, principalmente na Metade Norte. Estamos ingressando no regime de chuva de verão. No inverno, as precipitações estão basicamente associadas a frentes frias e quentes, ou a áreas de baixa pressão atmosférica. 

No verão, frentes frias e centros de baixa também provocam chuva, mas com menor frequência. Comuns são as pancadas localizadas e passageiras geradas pela combinação de calor e umidade que gera nuvens carregadas da tarde para a noite. Por isso, os volumes de chuva dentro de uma mesma cidade variam muito mais durante o verão que no inverno. 

Nas pancadas de verão, às vezes chove forte em alguns bairros e nada em outros. Não raro, sobretudo em dias de excessivo calor com umidade alta, as pancadas de chuva de verão isoladas podem ser intensas e com altos volumes em curto período, além de acompanhadas de temporais com raios, vendaval ou granizo.